Cultura

Em Valdágua, a Malha ainda é o que era

O Jogo da Malha, por alguns mais conhecido por Chinquilho ou Jogo do Fito ou Jogo do Bicho (sendo que estes quatro nomes poderão, a bem do rigor, representar quatro tipos de jogos parecidos mas ligeiramente diferentes entre si), sempre foi muito praticado em várias povoações do Portugal rural e Válega não é excepção.

Com o avanço daquilo a que se convencionou chamar evolução tecnológica, foi perdendo predominância. Mas mantém-se orgulhoso na prateleira dos jogos populares, e talvez ficasse por lá ficasse mais tempo se não fosse o esforço de colectividades como a de Valdágua para retirar-lhe o pó e dar alegria aos seus jogadores e adeptos.

Foi o que sucedeu no Torneio da Malha de São João, organizado no fim de semana, pela Associação Cultural e Recreativa de Valdágua.

Muita técnica, emoção e sã rivalidade num torneio cujos vencedores foram Pedro Gomes e Bruno Rodrigues que se superiorizaram aos demais “especialistas” da malha.

A direcção da dinâmica colectividade valeguense destaca ainda António Silva como vencedor do jogo do Galo e agradece a Alberto Fonseca a oferta das sardinhas para as  comemorações populares do São João que animaram o lugar.

“O nosso obrigado a todos os que colaboraram e participaram”, agradece o presidente Sérgio Pinho.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo