Covid-19Saúde
Em Destaque

Hospital realizou a recolha 4.000 para teste à Covid-19

O posto de colheita de amostras para rastreio da doença Covid-19 do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar realizou esta sexta-feira a colheita número 4000, desde que entrou em funcionamento a 20 de março.

“A massificação da testagem para rastreio da Covid-19 ajudou a conhecermos melhor o fenómeno de contágio no concelho que, como sabemos, foi bastante severo e que levou, inclusivamente, à criação da cerca geográfica e que se decretasse o estado de calamidade em Ovar. Este conhecimento tem sido fundamental para a definição de estratégias de prevenção de contágio, antecipação de cenários e de ajustamento das respostas do próprio hospital, aspeto fundamental na batalha que estamos a travar coletivamente”, refere o presidente do Conselho Diretivo do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, Luís Miguel Ferreira.

O serviço de recolha em zaragatoa é assegurado por equipas de enfermeiros deste hospital e enfermeiros dos cuidados de saúde primários do ACES Baixo Vouga, sendo a colheita depois remetida para laboratórios públicos, tais como o INSA, CHBV, CHVGE/E, CHSJ e ULS da Guarda, ou privados (numa fase inicial).

As colheitas são realizadas a pessoas previamente referenciadas pela Autoridade Local de Saúde Pública, bem como aos profissionais e utentes do internamento do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar.

A logística para a recolha está montada no exterior da unidade hospitalar e contou com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros de Esmoriz.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo