Saúde

Estudo de prevalência de asma arranca na Região Centro

O ‘Epi-asthma’ – Prevalência e caracterização das pessoas com asma chega, a partir desta semana, à zona Centro do país,  depois de ter passado por diversos concelhos do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo.

O estudo, que pretende determinar a prevalência da asma, assim como caracterizar o perfil do doente asmático, chega agora aos concelhos de Coimbra, Leiria, Vouzela, Tondela, Ovar, Aveiro e Arazede. A partir de hoje, utentes de sete unidades de saúde irão ser convidados a participar através de contactos telefónicos.

Segundo refere uma nota informativa, os utentes que aceitarem o convite serão novamente contactadas para avaliação de sintomas respiratórios, podendo ser convidadas a participar numa avaliação clínica, que será realizada numa unidade móvel, para a confirmação do diagnóstico de asma.

A implementação do estudo, uma iniciativa do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), da Universidade do Minho (UMinho), do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e da AstraZeneca, irá decorrer em todo o território continental, em articulação com médicos de 38 unidades de saúde dos cuidados de saúde primários de todo o país e contará com uma unidade móvel. Na região Centro do país, prevê-se a avaliação por telefone de 900 pessoas, 221 pessoas na unidade móvel e a caracterização de 55 doentes com asma.

A conclusão do estudo a nível nacional está prevista para este ano, com uma avaliação de 7.500 pessoas por telefone, 1.800 pessoas na unidade móvel e caracterizados 460 doentes com asma.

Na região Centro, as Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) que irão participar neste estudo são a USF Aradas (Aveiro), USF Tondela e UCSP Vouzela (Viseu), USF Araceti, USF Pulsar (Coimbra), e a USF D. Diniz, em Leiria.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo