Piscina Municipal de Ovar reabriu após quase uma semana encerrada

Reabriu ao público, nesta segunda-feira, o tanque principal da piscina municipal de Ovar após quase uma semana interdita a banhos.
Novas análises, entretanto efetuadas, permitiram verificar que a água se encontra de novo dentro dos parâmetros de referência.
O encerramento foi uma medida preventiva decorrente do facto de, no âmbito do programa de controlo sanitário aplicável à piscina interior, ter sido identificada uma inconformidade na qualidade da água.
Ontem, foi afixado um aviso à entrada do complexo dirigido aos utentes para que não frequentem “em caso de doença, mesmo pequenas feridas podem representar perigo para o próprio e para os que o rodeiam; evitar refeições antes das aulas e alimentos que possam suscitar distúrbios alimentares; utilizar os sanitários antes de ir para a aula e interromper a prática aquática se necessário; fazer uso do ‘duche de passagem e lava-pés’, removendo cremes e maquilhagem; usar calçado adequado e de uso para a piscina – não utilizar calçado vindo do exterior no cais da piscina”.
Os utentes questionam as constantes interrupções no funcionamento da piscina mas acham que as “férias” deveriam ser usadas obrigatoriamente para uma manutenção com um rigor bastante mais elevado do que o que tem sido observado, recordando que, após quatro dias de “férias”, a Piscina abriu na manhã do dia 7 de abril para de imediato fechar por mais uma semana alegadamente devido a uma bactéria.
A piscina reabriu e, após semana e meia, a estrutura voltou a encerrar, reabrindo ontem. Os utentes com aulas de hidroginástica à segunda e quinta-feira queixam-se que pagaram 30 Euros do mês de Abril e estiveram mais de 15 dias sem aulas. “Na secretaria dizem-nos que podemos ir a outras aulas para compensar, mas nem todos vão, pois não se sentem à vontade…” “Depois, não avisam ninguém, não ligam a avisar, não fazem uma publicação nas redes sociais e as pessoas deslocam-se, têm custos, para nada”, lamenta alguns utentes com quem contactamos.
Recorde-se que a Câmara Municipal aprovou, em janeiro último, o estudo prévio para a reabilitação do edifício da Piscina Municipal de Ovar, com uma estimativa de custo da obra de 2.940.000€, condicionado embora à emissão de parecer pela Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional e ao pedido de alteração do Plano de Pormenor da Zona Escolar a norte de Ovar.
A oposição, liderada pelo PS, defende a necessidade de um “equipamento verdadeiramente moderno, capaz de responder às exigências atuais da aprendizagem e prática desportiva, da atividade sénior, do apoio a pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, preparado para acolher contextos competitivos nacionais e internacionais nas várias modalidades aquáticas, da natação à natação artística/sincronizada, área em que Ovar é, reconhecidamente, uma referência”.




