LocalPrimeira Vista

“Escola Electrão” premeia Secundária José Macedo Fragateiro

A Escola Secundária José Macedo Fragateiro de Ovar foi uma das premiadas da 11.ª edição da “Escola Electrão” que envolveu 321 escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira.

A campanha “Escola Electrão” desafiou também os alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem no âmbito do concurso trimestral “Repórter Electrão”.

Cada aluno e professor com trabalhos vencedores recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros. Durante esta última edição foram distribuídos 2.400 euros em prémios.
No primeiro período foram submetidos 25 trabalhos de 11 escolas alusivos à temática da reciclagem de embalagens. O 3.º ciclo submeteu reportagens das quais seriam escolhidas duas em vídeo nesta categoria. Um deles foi o vídeo “Reciclagem de Embalagens”, elaborado por alunos do Agrupamento de Escolas de Ovar.

Mais de 269 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados foram recolhidos no âmbito da 11ª edição da “Escola Electrão”, que decorreu entre Setembro de 2021 e Junho deste ano.

Esta campanha, promovida pelo Electrão e que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos eléctricos usados para reciclagem, permitiu recolher, mais concretamente, 8,5 toneladas de pilhas, 5,3 toneladas de lâmpadas e 255 toneladas de outros equipamentos eléctricos usados, como torradeiras, telemóveis ou computadores. São resultados que representam um aumento face à edição anterior, relativa ao ano lectivo de 2020/2021, em que foram recolhidas 262 toneladas.

A 11ª edição envolveu, no total, 321 escolas de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira. O número de escolas inscritas que participam activamente está a aumentar de ano para ano. Nesta edição dois terços das escolas reuniram equipamentos suficientes para solicitar recolhas. Na edição de 2020/2021 apenas metade das escolas participou de forma activa e no ano anterior só um terço conseguiu dar um contributo efetivo.

As escolas  participantes vão receber um prémio em função da quantidade recolhida. Cada 10 quilos de pilhas, 10 quilos de lâmpadas e 100 quilos de equipamentos eléctricos usados vale um ponto. Cada escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros por cada 10 pontos acumulados. Este ano o valor global a atribuir ultrapassa os 24 mil euros em cheques-prenda que podem ser trocados por novos equipamentos eléctricos.

Ao longo de 11 edições esta campanha já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.

Os repórteres “Electrão”

A campanha “Escola Electrão” desafia também os alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem no âmbito do concurso trimestral “Repórter Electrão”. Ao longo do último ano foram submetidos, no total, 95 trabalhos de 22 escolas.

Cada aluno e professor com trabalhos vencedores recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros. Durante esta última edição foram distribuídos 2400 euros em prémios.

No primeiro período foram submetidos 25 trabalhos de 11 escolas alusivos à temática da reciclagem de embalagens. No segundo período o tema foi a reciclagem de equipamentos eléctricos, o que deu origem a 42 trabalhos de 14 escolas. Na recta final do ano lectivo 8 escolas apresentaram 28 trabalhos sobre a reciclagem de pilhas e baterias
dez pontos repórter
prémio 75 euros

Prémios Esc. Sec. JMF
Trabalhos 3.º Ciclo
4 cheques-prenda no valor de 50 Euros

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo