
A 2ª edição da Feira Agrícola e da Raça Marinhoa do Concelho de Ovar – Ovar Rural 2015, arrancou esta quinta-feira, organizada pela Cooperativa Agrícola do Concelho de Ovar e a Câmara Municipal de Ovar, decorre de 13 a 16 de agosto, no centro da vila de Válega – Ovar, com uma série de iniciativas e actividades que pode ser consultado aqui.
A Ovar Rural tem como principal objectivo a promoção da raça marinhoa, caraterística desta região, e da actividade agrícola e pecuária do concelho. Assim, na segunda edição, a Feira contará com uma exposição de empresas agrícolas, stands gastronómicos, produtos agrícolas e de origem cooperativa, bem como artesanato local.
Diversas actividades de interesse agrícola e florestal serão desenvolvidas, destacando-se um concurso pecuário, baptismos a cavalo, sessões de provas de vinhos, um colóquio dedicado ao tema da criação de bovinos da raça marinhoa e à Nova Política Agrícola Comum 2015-2020, e ainda animação musical.
Salvador Malheiro, o presidente do executivo vareiro, realçou que os apoios comunitários servirão, nomeadamente, para que as explorações agrícolas modernizem as suas instalações e promovam os seus produtos.
O autarca presidiu, ontem, à abertura da segunda edição da “Ovar Rural”, a “Feira Agrícola e da Raça Marinhoa do Concelho de Ovar”, que decorre até ao próximo domingo no centro de Válega.
“Estas pessoas merecem ser defendidas”, sublinhou, referindo-se aos agricultores ovarenses.
O Município pretende ainda que o evento seja um local de encontro para os agricultores da região, aproximando a agricultura da população em geral e que, progressivamente, venha a conduzir ao aumento do número de criadores da raça marinhoa no concelho e que Ovar seja reconhecido no turismo de Portugal como “cidade onde se produz e come carne marinhoa”.