Cultura

União das Mutualidades disponibiliza vídeo-resumo do seminário ‘Promover a inclusão social através do voluntariado’

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) partilhou um vídeo-resumo do seminário ‘Promover a inclusão social através do voluntariado’. Este evento faz parte do projeto Beyond NEET, lançado em setembro de 2022 com o apoio do programa Erasmus+ da União Europeia e em colaboração com o Irish Rural Link. Este projeto centra-se no combate à exclusão social de jovens que não estão envolvidos em atividades de educação, emprego ou formação, e a divulgação dos resultados deste empreendimento deu-se a 30 de maio, num seminário realizado na Biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AahPQzslYjw

Luís Alberto Silva, em representação da UMP, e Seamus Boland, CEO do IRL, fizeram um balanço deste projeto implementado nos dois países, que não só envolveu jovens NEET (que não trabalham, não estudam, nem estão envolvidos em formação), como organizações da sociedade civil, e convergiram na ideia de que “este trabalho não pode ser interrompido”, para não frustrar as expectativas dos jovens envolvidos.

A Vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Ovar, Ana Cunha, sublinhou a importância do voluntariado no contexto das comunidades e na capacitação dos jovens, enquanto João Vilaça, representante da Agência Nacional Erasmus +, realçou as várias oportunidades que o programa Erasmus + oferece aos jovens, desde intercâmbios, à participação cívica, atividades culturais e formação a nível nacional e internacional, entre muitos outros. A diretora do Agrupamento de Escolas de Esmoriz/Ovar Norte, Estela Tomé, declarou-se lisonjeada pela realização deste evento de cariz internacional na escola, que é também um alfobre de voluntariado na comunidade.

Na conferência que encerrou o seminário, e perante uma plateia constituída por alunos de várias turmas da Escola Secundária de Esmoriz, Paula Correia, da CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), e Rogério Pinto, Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Esmoriz/Ovar Norte, numa conferência moderada por Carla Silva, Coordenadora do Centro Qualifica d’A Mutualidade de Santa Maria, abordaram a importância do envolvimento dos jovens em programas de voluntariado e o papel da própria escola na sua dinamização, no contexto dos estabelecimentos de ensino, como na comunidade.

Clique AQUI para visualizar o vídeo inteiramente produzido pela União das Mutualidades Portuguesas. O vídeo também está disponível no Instagram, Facebook, Linkedin e site mutualismo.pt.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo