
Para assinalar o Dia Mundial da Criança, o Parque Urbano de Ovar vai, no próximo dia 1 de junho, transformar-se num verdadeiro Reino da Brincadeira, com oito horas de diversão para viver em família.
O Município preparou uma jornada repleta de atividades, com jogos, desafios, experiências lúdicas e momentos de descoberta em plenitude com a natureza. O programa decorre das 10h às 18h e é de entrada gratuita.
Propostas para fazer sorrir ou mesmo rir à gargalhads não vão faltar. Insufláveis, pinturas faciais, moldagem de balões e muito mais. A animação é garantida, mas não só. Também a aprendizagem é uma das metas da programação, que integra laboratórios criativos e oficinas lúdicas.
As crianças vão poder, ainda, conhecer de perto os seus direitos, aprender a cuidar do planeta e do seu concelho, com destaque para projetos e missões fundamentais para o desenvolvimento do seu território que vão descobrir e até experimentar.
“Com esta iniciativas queremos incentivar todas as crianças a brincar”, destaca Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, que reforça a importância de dar a oportunidade aos mais novos “de ingressar em iniciativas diferenciadoras, ao ar livre, que estimulem a interação social, despertem a curiosidade e proporcionem momentos de qualidade para viver em família”, resume o autarca.
A celebração do Dia Mundial da Criança é mais uma das propostas que integram a candidatura de Ovar a Cidade Amiga das Crianças, no âmbito da qual a autarquia tem promovido inúmeras ações dedicadas a crianças, jovens, famílias, escola e comunidade. “Ao longo do ano a autarquia executa um programa vasto que põe as crianças no centro das preocupações autárquicas e que permite estimular importantes competências, como a cidadania, a participação e a criatividade”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal de Ovar.
Mais uma vez, as Comemorações do Dia Mundial da Criança do Município de Ovar, integram uma rede de parcerias que junta, para além de vários serviços do Município de Ovar, a rede EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, a PSP, a GNR, os Bombeiros, a Base Aérea de Maceda, a CPCJ, a ELSE – Equipa Local de Saúde Escolar de Ovar, o ModoOn e a ADRA, sendo a garantia de um programa vasto com experiências únicas para todas as crianças.