Cultura

Válega celebra 511 Anos do Foral Manuelino de Pereira Jusã

A vila de Válega recuou no tempo para  reviver a importância de um documento que reconheceu oficialmente a autoridade administrativa desta terra e do povo, em 1514, pelas mãos de D. Manuel I.

Tudo aconteceu no passado dia 02 junho, numa organização da Junta de Freguesia de Válega em colaboração com os Amigos do Antigo Concelho de Pereira Jusã e da Associação Companhia Vareira – Núcleo de Artes.

“O dia foi vivido com enorme orgulho e marcado pela história, pela cultura e pela união da comunidade”, realça Raul Teixeira, presidente da autarquia valeguense.

Entre o cortejo histórico, as danças, a música tradicional, os malabarismos de fogo e a encenação teatral, foi recriado o ambiente de outros tempos e prestando homenagem ao património e ao legado histórico dos nossos antepassados.

Quem tornou esta celebração possível:

Amigos do Antigo Concelho de Pereira Jusã,
• Associação Companhia Vareira – Núcleo de Artes
• Margarida Martins,
• Fábio Valente,
• Funcionários da Junta de Freguesia de Válega,
• Família Carvalho,
• António Dias,
• Grupo Trovas d’Amigo,
• Grupo de Gaiteiros Roncos ò Alto,
• Malabarista Tatsuya, que nos encantou com a sua arte.

“Celebrar o nosso passado é valorizar quem somos e são eventos como este mostram que a nossa história continua viva… nas mãos de todos nós” – Raul Teixeira.

 

Botão Voltar ao Topo