O Esmoriz Ginásio Clube foi convidado pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) para ocupar a vaga deixada pelo Avense 78 na Liga Solverde na época 2025/2026.
«No seguimento da desistência da Associação Avense AA78, o Esmoriz Ginásio Clube, segundo classificado da II Divisão Feminina em 2024/25, foi formalmente convidado a integrar o leque de primodivisionários, proposta que aceitou após deliberação interna», começa por ler-se no comunicado do clube da Barrinha.
«Uma decisão que reafirma o nosso sentido de responsabilidade e empenho. Um compromisso vincado na vontade de colocar o clube num patamar de excelência e com uma linha condutora, assente na formação e na valorização da jogadora portuguesa, para a qual, desde o primeiro dia, estamos a trabalhar arduamente», acrescenta a nota.
Recorde-se que o Avense 78 vai ficar de fora da próxima edição do principal escalão do voleibol feminino na próxima época devido à crise financeira que o clube enfrenta, que não permitiria constituir um plantel «com o nível competitivo exigido» pelo campeonato.
Apesar da pausa no escalão sénior, a equipa garantiu que o compromisso com os escalões de formação irá manter-se igual, com o objetivo de poder regressar às competições seniores com atletas formadas no clube.