Cultura

Estarrejazz’25 apresenta-se em novo formato concentrado em 5 dias

O Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja regressa em outubro com um novo formato, mais intenso e concentrado, ao longo de cinco dias consecutivos de concertos e atividades. Entre 7 e 11 de outubro, o Cine-Teatro de Estarreja será palco de um programa que junta nomes consagrados e projetos emergentes, promovendo também a ligação entre o jazz, a eletrónica e a música de diferentes geografias.



 

Arranque com concerto para escolas

O arranque faz-se a 7 de outubro, às 10h30, com o concerto pedagógico pelo Combo de Professores da Universidade de Aveiro, dirigido a alunos dos 2.º e 3.º ciclos, e com a oficina “A Eletrónica e o Jazz Contemporâneo”, às 17h, orientada por Mário Barreiros e Leonardo Pinto, destinada a alunos e entusiastas, revelando o carácter formativo e de mediação cultural do festival. As inscrições ainda decorrem via e-mail para [email protected].

No dia 8 de outubro, o baterista Mário Barreiros apresenta Na Pele da Terra, um projeto que cruza o jazz contemporâneo com manipulação eletrónica em tempo real, ao lado de Ricardo Toscano (saxofone alto), Carlos Barretto (contrabaixo) e Leonardo Pinto (eletrónica).

Segue-se, a 9 de outubro, o espetáculo Hiato, liderado pelo saxofonista estarrejense Tomás Marques, que funde linguagens modernas e experimentais do jazz. A primeira parte da noite é assegurada pelo João Rocha Quartet, formado por jovens músicos da ESMAE, vencedor do Campus Jazz 2024, concurso promovido pela UA – Universidade de Aveiro, com a parceria da Câmara Municipal de Estarreja.

Glenn Miller Orchestra é um dos destaques do cartaz

Um dos momentos mais aguardados acontece a 10 de outubro, com o regresso da mítica Glenn Miller Orchestra, sob a direção de Ray McVay, revisitando clássicos intemporais como In the Mood ou Moonlight Serenade.

O festival encerra a 11 de outubro, com um concerto que celebra a música brasileira “Sons do Brasil”. Gileno Santana, um dos mais reputados trompetistas da sua geração a nível mundial, junta-se à Orquestra das Beiras, dirigida por Fernando Marinho, para interpretar arranjos especiais que incluem temas como Garota de IpanemaCarinhoso ou Aquarela do Brasil.

Formação sempre presente no festival

E com um reforço especial: três jovens músicos da OJE, Orquestra de Jazz de Estarreja – Formação terão a oportunidade de integrar este espetáculo – Afonso Cruz (saxofone alto), André Ribeiro (bateria), Sílvia Tavares (guitarra elétrica) -, valorizando a dimensão pedagógica do Estarrejazz, que tem também como objetivo valorizar o talento emergente, na criação de oportunidades, e evidenciando a importância da formação contínua para a renovação do panorama jazzístico regional.

É durante o festival que se assinala o recomeço das sessões mensais da OJE Formação, orientadas por João Martins, a 11 de outubro, e abertas a novos jovens músicos interessados em integrar o programa formativo. As sessões decorrem no segundo sábado de cada mês, das 10h00 às 13h00, no Cine-Teatro.

Com este novo modelo, o Estarrejazz aposta numa programação concentrada, mas diversa, que reforça a identidade do festival e o posiciona como um dos grandes momentos da agenda cultural de Estarreja.

O passe geral do Estarrejazz que garante acesso a todos os concertos custa 25€. Os bilhetes estão disponíveis na plataforma cte.bol.pt, na bilheteira do Cine-Teatro ou através dos contactos 234 811 300/ [email protected].

Consulte toda a programação na AME – Agenda Municipal de Estarreja http://bit.ly/47GQLyr

Botão Voltar ao Topo