Cultura

Documentário “Grandes Esperanças” estreia a 16 de Junho

 

A 16 de junho estreia nas salas de cinema, o documentário “Grandes Esperanças”, de Miguel Marques, o resultado de um mês de filmagens contínuas na Loja do Cidadão do Porto.

“Grandes Esperanças” dá-nos uma visão de conjunto, única dos mecanismos de legitimação do indivíduo perante o estado, mostrando como toda a nossa existência depende, do nascimento à morte, da Instituição que organiza a vida em sociedade e que aqui aparece exposta num somatório de casos individuais que, em conjunto, tomam uma dimensão abstrata e coerciva.

Entrar nos meandros da burocracia é uma aventura inesperada e no mínimo cómica. Um filme onde os cidadãos são os protagonistas.

Segundo o realizador, “ao contrário duma estatística, este filme está preocupado em mostrar casos particulares: uma escuta dos ruídos do tempo, com toda a ambiguidade possível e distância das dicotomias tudo vai mal ou tudo vai bem”.

Produzido pelo Cine-Clube de Avanca, neste filme intervieram António Osório e Filipe Ribeiro na imagem, Ana Roseira, Joana Peixoto e Júlia Rocha na produção, Jonathan Saldanha e Fernando Augusto Rocha no som, Luísa Marinho e Leonor Areal na montagem. António Costa Valente e Miguel Marques produziram o filme, tendo o realizador intervindo em todas as fases de produção da obra.

Miguel Marques é autor de documentários como Pots, Pans and Other Solutions (2012), Mulheres Traídas (2007), Porque é que Clara se Apaixona? (2005), Ruptura (2003), para além de Grandes Esperanças. Várias vezes premiados no Festival de Cinema de Avanca, a sua obra procura intervir no espaço que está expresso no cartaz do filme “Grandes Esperanças”, “A vida de hoje é muito complicada”.

O Cine-Clube de Avanca (CCA), que mantém uma produção ininterrupta de filmes desde 1988, ultrapassando uma centena de obras produzidas, viu os seus filmes serem objeto de 1056 nomeações e 125 distinções em festivais de todo o mundo, nos últimos 4 anos.

O CCA é também organizador do festival de cinema “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que este ano comemora a sua 20ª edição.

“Grandes Esperanças” foi produzido num contexto de formação, tendo na altura recebido um apoio do ICA / Ministério da Cultura, que agora volta a apoiar a estreia do filme.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo