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Nova estação de hidrogénio fica em Ovar e alimenta autocarros com tecnologia

Grupo Petrotec, líder europeu no desenvolvimento de soluções integradas para o abastecimento e carregamento de energia, e o Grupo Salvador Caetano, referência na inovação da mobilidade, anunciam a conclusão da estação de hidrogénio mais moderna do país. 


A infraestrutura, situada na unidade industrial da CaetanoBus, em Ovar, representa um marco nacional na mobilidade sustentável e foi integralmente desenvolvida com tecnologia do grupo português.

Com um investimento 100% privado, no valor aproximado de dois milhões de euros, esta é a primeira estação de abastecimento de hidrogénio (HRS – Hydrogen Refuelling Station), em Portugal, financiada exclusivamente com capitais nacionais.

Infraestrutura crítica ao serviço da produção de autocarros com zero emissões

A nova HRS da Hellonext, uma subsidiária do Grupo Petrotec (uma empresa portuguesa com mais de 40 anos de história, filiais em oito países e cinco unidades industriais – localizadas em três continentes) foi especificamente dimensionada para satisfazer as necessidades operacionais diárias da CaetanoBus, assegurando o abastecimento de até cinco autocarros por dia, a 350 bar. Esta capacidade responde diretamente à procura regular da unidade fabril, garantindo a continuidade de uma operação crítica para um dos principais fabricantes europeus de autocarros movidos a hidrogénio.

A escolha da CaetanoBus — com mais de 200 veículos de hidrogénio já produzidos para exportação — por uma solução nacional, demonstra a confiança nas características essenciais da instalação: robustez, fiabilidade e segurança. Este é um testemunho da maturidade da engenharia portuguesa no domínio do hidrogénio aplicado à mobilidade pesada.

CORE H2 e AXON H2: engenharia nacional ao serviço da mobilidade global

A HRS integra dois equipamentos de última geração da Hellonext, marca do Grupo Petrotec: o sistema de controlo CORE H2 e o dispensador multimédia AXON H2.

O CORE H2, desenvolvido ao longo de três anos, destaca-se pelo seu design modular, arquitetura “plug & play” e tecnologia de compressão e abastecimento compatível com pressões de 350 e 700 bar. A sua conectividade, remota e funcionalidades de manutenção preditiva, asseguram uma operação contínua e segura.

A AXON H2 é o único dispensador de hidrogénio com interface digital incorporada e que espelha todo o potencial de conectividade com o veículo, permitindo uma interação direta, intuitiva e segura com o utilizador.

 “A criação desta estação representa o culminar de um esforço estratégico do Grupo Petrotec na consolidação de competências tecnológicas no domínio do hidrogénio. Estamos orgulhosos por contribuir com soluções nacionais de excelência para a transição energética, lado a lado com um parceiro industrial de referência como o Grupo Salvador Caetano.”  Nuno Cabral, CEO do Grupo Petrotec

“O hidrogénio é, hoje, mais uma alternativa válida e estratégica para a descarbonização dos transportes. Esta infraestrutura vem demonstrar que é possível criar soluções inovadoras, fiáveis e 100% nacionais, que suportem operações industriais críticas e exigentes como a da CaetanoBus.” Hugo Rigor, diretor geral da Hellonext e responsável pela transição energética no Grupo Petrotec

“O Grupo Salvador Caetano acredita, investe e tem soluções de mobilidade a hidrogénio nos vários segmentos, sendo o desenvolvimento de ecossistemas de hidrogénio uma aposta num futuro mais sustentável ao assentar na diversificação energética.” José Ramos, Presidente da Toyota Caetano Portugal e da CaetanoBus

“A CaetanoBus desde 2019 que, em conjunto com a TOYOTA, trilha um caminho focado na descarbonização dos transportes de passageiros com recurso a tecnologia de ponta na área do hidrogénio. A HRS da Hellonext nas nossas instalações vem agora, também, incorporar tecnologia de ponta à nossas operações e provar a ambição de dois Grupos portugueses em  fazer história na transição energética, também nas empresas.” Patricia Vasconcelos, CEO da CaetanoBus

Uma parceria nacional com ambição global

Através da colaboração entre o Grupo Petrotec e o Grupo Salvador Caetano, duas empresas portuguesas de referência unem-se numa visão partilhada de mobilidade sustentável e diversificada, onde o hidrogénio desempenha um papel complementar às restantes fontes energéticas.

Através da marca Hellonext, o Grupo Petrotec posiciona-se na vanguarda tecnológica do abastecimento de veículos a hidrogénio, elétricos e eletrificados, liderando a transição energética com soluções concebidas e fabricadas em Portugal.

Nova geração na Busworld 2025

Entretanto, CaetanoBus revelou a sua nova geração completa de autocarros urbanos a zero emissões na Busworld 2025 (Pavilhão 6, Stand 605A – Bruxelas), apresentando uma plataforma modular disponível em versões de 8,5 m, 12 m e 18 m, elétricos a bateria e a hidrogénio.

A CaetanoBus apresenta também na Busworld o seu modelo EMaaS (Energy & Mobility
as a Service). Mais do que fornecer autocarros a zero emissões, o EMaaS propõe uma
solução integrada que combina infraestruturas energéticas, veículos, gestão inteligente
de frota e manutenção completa, tudo sob um único contrato.

Este inovador modelo de pay-per-use permite às cidades e operadores acelerar a
descarbonização, reduzir o investimento inicial e assegurar eficiência operacional a
longo prazo. Com o EMaaS, a CaetanoBus está a redefinir a mobilidade, oferecendo não
apenas autocarros, mas um ecossistema completo que torna o transporte zero emissões
financeiramente e operacionalmente viável.

Um dos principais destaques desta nova geração de autocarros CAETANO é a integração
de componentes e tecnologias avançadas da CRRC, o maior fabricante mundial de
material circulante. Esta colaboração traz excelência de engenharia global e inovação
tecnológica a cada veículo CAETANO.

No coração dos autocarros movidos a hidrogénio mantém-se a Pilha de Combustível
TOYOTA (Geração 2.5), reconhecida pela sua eficiência e durabilidade excecionais.
Complementada por baterias CATL, esta tecnologia assegura um desempenho ótimo
mesmo em condições de operação exigentes.

Tanto os modelos elétricos a bateria como os a hidrogénio beneficiam da plataforma e
sistema de tração CRRC, que inclui um inversor 6-em-1 integrando várias funções
críticas numa unidade compacta. Este sistema reduz o peso, aumenta a fiabilidade e
melhora a eficiência global do veículo — cumprindo os mais altos padrões da mobilidade
urbana moderna.

A CaetanoBus apresentou igualmente o seu novo programa estruturado de pós-venda,
com múltiplas opções de contrato adaptadas às capacidades técnicas de cada operador.
As soluções vão desde contratos de serviço completo, para clientes sem capacidade de
manutenção, até acordos de fornecimento de peças para operadores com oficinas
próprias.

Existem ainda contratos especializados que cobrem manutenção preventiva e
assistência técnica avançada para sistemas de alta tensão e hidrogénio, assegurando
conformidade com as mais recentes tecnologias.
Com o apoio de uma rede europeia de parceiros e uma logística robusta de fornecimento
de peças, estes modelos de serviço foram concebidos para maximizar o tempo de
operação dos veículos, otimizar os custos do ciclo de vida e apoiar os operadores com
soluções técnicas escaláveis.

Além da apresentação desta nova geração de autocarros urbanos a zero emissões, a
CaetanoBus revelou também na Busworld o novo autocarro elétrico a bateria de longo
curso, desenvolvido em parceria com a Scania, o CAETANO e.Levante com chassis
SCANIA, marcando mais um marco na jornada da empresa rumo à mobilidade
sustentável em todos os segmentos de transporte.

Nuno Lago de Carvalho, CCO e membro do Comité Executivo da CaetanoBus, afirma:
“Com esta nova geração de autocarros urbanos a zero emissões e o lançamento do nosso modelo EMaaS, demonstramos que a CaetanoBus é muito mais do que um fabricante.
Somos um parceiro completo na mobilidade sustentável e na transição energética. Ao combinar infraestruturas de energia, veículos e suporte operacional numa solução integrada, permitimos que as cidades acelerem a descarbonização, garantindo simultaneamente eficiência e viabilidade financeira. Isto não é apenas inovação tecnológica — é inovação na forma como a mobilidade é entregue.”

Os visitantes são convidados a conhecer o stand da CaetanoBus para saber mais sobre
esta nova geração de autocarros, explorar o seu design e descobrir as suas inovações
técnicas e operacionais.

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