
As cidades de Ovar e Santa Maria da Feira acolheram, entre os dias 8 e 10 de outubro, o III Congresso da Rede Europeia de celebrações da Semana Santa e Páscoa.
Contando com cerca de seis dezenas de participantes provenientes dos diversos países que compõem a organização, este encontro científico teve como temática as “Identidades Vivas”, procurando explorar as diferentes expressões das práticas e manifestações da Semana Santa e da Páscoa na Europa, e como resultam de um processo de intercâmbio contínuo.
O grande destaque do Congresso, além de três mesas temáticas que contaram com doze comunicações, foi a conferência de abertura, proferida por Jean-Yves Durand, antropólogo da Universidade do Minho, que falou sobre “A Identidade e as suas circunstâncias: reflexões a partir de algumas festas religiosas”. Também o Bispo Auxiliar do Porto, Dom Roberto Rosmaninho Mariz, falou aos participantes no início do segundo dia do Congresso, com uma conferência sobre “Semana Santa: Uma História de Fé e Cultura”.
O último dia do congresso decorreu em Santa Maria da Feira, onde, além de uma visita guiada e da sessão de encerramento, decorreu uma mesa-redonda subordinada à temática “Turismo: risco ou oportunidade”, na qual, além de representantes dos municípios de Lorca (Espanha) e de Santa Maria da Feira, também participou a Semana Santa de Óbidos e a Confraria do Bom Jesus do Monte, representada pelo seu Vice-Presidente, Varico Pereira.
Na sessão de encerramento, o presidente da Rede Europeia de celebrações da Semana Santa e Páscoa, Sérgio Velasco Albalá, Alcaide de Puente Genil (Espanha), congratulou-se pelo “sucesso da organização”, sublinhando a “importância” do Congresso para “fortalecer as sinergias entre os diferentes países que compõem a rede”, que pretende ser reconhecida como itinerário cultural pelo Conselho da Europa.
Por sua vez, o coordenador do Comité Científico da organização, o bracarense Rui Ferreira, além de salientar a forma como decorreu este encontro científico, agradeceu à equipa organizadora do Congresso, bem como aos Municípios de Ovar e Santa Maria da Feira pelo apoio logístico concedido.
Recorde-se que a Rede Europeia de celebrações da Semana Santa e Páscoa é uma organização constituída em 2018 com o objetivo de ser reconhecida como itinerário cultural do Conselho da Europa, integrando atualmente 40 membros provenientes de Espanha, Portugal, Itália, Eslovénia, Malta, Croácia e Sérvia.