
O ano passado foi uma grande surpresa ver passar o desfile de Natal dos Tratores Agrícolas da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua (ACRV). O sucesso do cortejo foi tão evidente que o presidente da ACRV já anunciava: “Temos de repetir em 2025“.
E assim foi. Este sábado, cerca de quatro dezenas de tratores devidamente ornamentados e iluminados partiram, às 18h30 do largo da capela da nossa Senhora das Dores, em Valdágua, Válega. Dali, passaram pelos centros de Válega, São Vicente de Pereira, Ovar, Furadouro e São João de Ovar. De volta ao ponto de partida, cumpriu-se o habitual convívio entre os participantes.
O presidente da direção da ACRV, Sérgio Pinho, conta que a ideia surgiu “em 2025, quando o mau tempo nos impossibilitou de realizar o tradicional encontro de tratores”. Logo aí ficou no ar a ideia de avançarmos para um desfile natalício. “Mas pensei que iam aparecer uns dez…”
A participação e a receção popular excederam as expectativas. O número de participantes deste sábado, por seu lado, também excedeu o de 2024. Os tratores decorados com motivos e iluminações natalícias apareceram ainda com mais imaginação. Um atrás do outro, tratores repletos de luz e cor. Alguns nem dormiram: madrugaram para tratar dos seus afazeres da terra e avançaram para a decoração dos seus veículos quase até à hora da partida. “Houve tratores com mais de 500 euros gastos em decorações”, adianta o dirigente. Também porque havia prémios para os melhores.
Os rojões à lavrador, alourados à antiga em tachos de cobre, foram o petisco escolhido para aquecer a noite fria no fim do desfile. A boa disposição também ajudou a esquecer por umas horas os problemas do setor.
Esta foi também uma demonstração de energia e criatividade de jovens agricultores de Válega que lamentam a falta de apoio e a idade avançada dos que ainda se dedicam ao setor.
Ver esta publicação no Instagram




