CulturaPrimeira Vista

Esmoriz discute urbanismo e apresenta trabalhos dos alunos da UA

Incentivar o debate em torno do planeamento urbano, envolvendo a comunidade e lançar pistas para a resolução dos problemas urbanos de Esmoriz é o objetivo de uma sessão que decorre a 20 de junho, a partir das 10h00, naquela freguesia do município de Ovar. Para além da exposição de trabalhos dos alunos da disciplina de Planeamento Urbanístico da Universidade de Aveiro, o evento inclui debate com investigadores, técnicos e autarcas. Decorre no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz a partir das 19h00.

Os trabalhos dos alunos que vão estar expostos foram realizados no âmbito das atividades letivas do curso de mestrado em Planeamento Regional e Urbano, durante o segundo semestre do ano letivo de 2013/2014. A iniciativa partiu da Junta de Freguesia de Esmoriz, mais concretamente do presidente António Bebiano, arquiteto, que contactou a Universidade de Aveiro. O convite compaginou-se com a necessidade de escolher, em cada ano letivo, uma cidade como caso de estudo para os trabalhos letivos a realizar pelos alunos do curso.

Para além dos trabalhos na disciplina de Planeamento Urbanístico, opcionalmente alguns alunos das unidades curriculares de Formas Urbanas e Planeamento da Mobilidade também realizaram trabalhos tendo como pano de fundo Esmoriz.

O território de Esmoriz, as suas relações com a envolvente e as diferentes dimensões do planeamento urbano serão abordadas durante este encontro, olhando também para os territórios próximos dentro do concelho de Ovar e também do concelho vizinho de Espinho. A Barrinha de Esmoriz, o Bairro dos Pescadores, o património industrial e os palheiros, o Parque do Buçaquinho, a valorização das ciclovias e o atravessamento da cidade pelas Estada Nacional 109 e A29 são algumas das questões consideradas nos trabalhos realizados pelos alunos da UA.

Na perspetiva do responsável pela unidade curricular de Planeamento Urbanístico, Paulo Silva, docente do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT), “tratando-se de trabalhos realizados em contexto académico, permitem refletir sobre um conjunto de soluções para problemas urbanos de Esmoriz”. O resultado foi possível, sublinha o docente, pela intensa relação que se estabeleceu entre a Junta de Freguesia de Esmoriz e o DCSPT, no âmbito da qual decorreu já uma apresentação pública prévia dos trabalhos, em maio. Na sequência desta apresentação preliminar, outros autarcas mostraram interesse em estabelecer colaborações semelhantes com a UA, acrescenta.

Para além da exposição dos trabalhos dos alunos, o evento inclui um debate com o responsável pela unidade curricular, Paulo Silva, com técnicos e autarcas das Câmaras Municipais de Ovar e Espinho e o Pró-reitor da UA, Filipe Teles.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo