CulturaPrimeira Vista

Agrupamento de Escolas de Esmoriz e Ovar Norte discute temas europeus

O Agrupamento de Escolas Esmoriz e Ovar Norte vai estar representado em Braga, entre os dias 5 e 9 de Novembro, numa das maiores plataformas de debate intercultural europeias.

O objetivo do evento é escolher sete alunos portugueses, de 10 escolas secundárias do país, para representar Portugal na 78ª Sessão Internacional do PEJ, em Izmir, na Turquia.

A presença de alunos da Suíça, Suécia e Ucrânia enfatizam o ambiente de diversidade cultural que se pretende estimular.

A escolha baseia-se no trabalho realizado pelas oito comissões – cada uma constituída por oito a dez alunos e um chairperson –, que criam moções de resolução sobre tópicos da atualidade europeia, de acordo com competências parlamentares que lhes são atribuídas.

Os temas  de discussão são atuais e versam em assuntos como a participação democrática, a educação, a política externa, as oportunidades de emprego, o papel dos géneros, o conhecimento em rede, a consciência local e o turismo sustentável.

Durante cinco dias, todos os participantes têm a oportunidade de desenvolver aptidões transversais a várias áreas disciplinares e de se enriquecer curricular e pessoalmente. O foco do evento é a vertente educacional, através da promoção de um sentido de cidadania ativa e de princípios como a tolerância, compreensão, espírito crítico e respeito pela diversidade cultural.

Em 2013, realizaram-se 350 eventos que envolveram 27 000 jovens, 1350 escolas por toda a Europa e algumas personalidades da política europeia.

A Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ) é uma organização sem fins lucrativos, apartidária, e tolerante a todos os credos, filosofias ou orientações políticas. Trata-se de uma plataforma que possibilita a participação de 20 000 jovens por ano, entre os 16 e os 25 anos, provenientes de mais de 42 países europeus, em debates interculturais com um foco educacional.

A Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ) é a entidade que coordena as atividades na esfera nacional, promovendo um projeto que está em mais de 42 países europeus. É uma organização sem fins lucrativos, apartidária, e tolerante a todos os credos, filosofias ou orientações políticas. Trata-se de uma plataforma que possibilita a participação de 20 000 jovens por ano, entre os 16 e os 25 anos, provenientes de mais de 42 países europeus, em debates interculturais com um foco educacional.

É um caso de sucesso europeu, sendo um dos Comités Nacionais mais antigos, com vasta experiência e qualidade organizacional e académica. A APPEJ é financiada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ),  as quotas dos seus associados e pelas taxas de inscrição dos participantes, o que lhe permite a sustentabilidade dos seu eventos. Todos os eventos da APPEJ são realizados por jovens voluntários que pretendem transmitir aos novos participantes tudo o que aprenderam e  sentiram em eventos anteriores.

Espanha, Itália, Geórgia, Alemanha, Suíça, Grécia, Reino Unido, Albânia, República Checa, Rússia, Bélgica e Irlanda são os outros países que se juntam a Portugal na 31ª Sessão de Seleção Nacional.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo