CulturaPrimeira Vista

Aluna de Ovar ganhou Concurso Intermunicipal de Leitura

 

No passado sábado, dia 28 de maio, decorreu, no Centro de Artes do Espectáculo de Sever de Vouga, a final da 3ª edição do CIL – Concurso Intermunicipal de Leitura.

Joana Ribeiro Pereira, aluna da Escola Básica do Carregal, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Ovar, ganhou o 1º lugar na categoria 1º ciclo.

A mãe da vencedora, Maria Miguel Ribeiro, visivelmente orgulhosa, agradeceu o trabalho das professoras Paula Godinho e Isabel Ramada. À primeira, por, “nestes 4 anos em que leccionou a turma da Joana, ter sempre incentivado a leitura e promovido actividades para o desenvolvimento de competências de oralidade, tão importantes na formação e educação de uma criança”. À segunda, “pelo seu apoio, disponibilidade e presença que foram deveras importante no dia do concurso”.

Promover o prazer de ler e estimular nas crianças e nos jovens o desenvolvimento de competências leitoras são os objectivos desta iniciativa, dirigida ao 4.º ano do 1.º CEB, 2.º e 3.º CEB´s e Ensino Secundário.

O CIL é composto por três fases eliminatórias: a 1.ª nas escolas, a 2.ª em cada uma das bibliotecas municipais que compõem a Rede da CIRA – em Ovar, consiste na Final do Concurso Concelhio de Leitura Mais e Melhores Leitores, cujos vencedores ficam automaticamente apurados – e, a última, a Final Interconcelhia, com organização a cargo, rotativamente, de um dos municípios/BMs da região (a 1ª edição decorreu em Anadia, a 2ª em Ílhavo e esta em Sever de Vouga).

Os três vencedores do CIL, em cada uma das categorias, receberam cheques no valor de 250.00 euros (1.º lugar), 150.00 euros (2.º lugar) e 100.00 euros (3.º lugar), prémios que são da responsabilidade da própria CIRA. Cada um dos premiados recebeu, ainda, um conjunto de livros oferecidos pelos Municípios/Bibliotecas Municipais da região.

Nesta 3ª edição do CIL, além da já citada vencedora do 1º prémio do 1º ciclo, Joana Ribeiro Pereira, participaram, ainda, os alunos dos restantes níveis de ensino que venceram, em abril, o MML, todos integrados no Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte: Guilherme Chapelo Andrade, Nádia Marina Almeida Guedes e Ana Rita Magalhães Geraldes.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo