CulturaPrimeira Vista
Em Destaque

Alunos de Ovar premiados no concurso “Inventar a Alimentação do Futuro”

Duas turmas do curso profissional de Técnico de Restaurante/Bar (TRB), do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul (11º TRB e 12ºTRB), alcançaram dois prémios na final do concurso “Inventar a Alimentação do Futuro”, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto, após terem sido selecionados de entre 200 candidaturas.

Estes alunos conquistaram palatos numa sessão de apresentação dos vários pratos a concurso, que decorreu no passado dia 9, perante um júri que fez a prova, conversou com os inventores e selecionou os vencedores das diferentes categorias: Receita do ano; Sabor a mar; Street food; Sci-fi; Quintal.

Tânia Almeida, formadora do AEOS, explica que “a oportunidade surgiu – aberta a nível nacional a todos os alunos do ensino secundário (individualmente ou em grupo) e seus professores – de refletir sobre o contraste entre o que comemos diariamente e o que de facto faria sentido estar a comer”.

A entidade organizadora intitulou-o “Inventar a Alimentação do Futuro”, no contexto do Dia Mundial da Alimentação, e dedicado à compreensão das relações entre a produção agrícola e a saúde, ecologia e economia.

Depois de abraçado o desafio, passaram ao trabalho prático: preparar de facto a comida. “Foi deveras desafiante, pois toda a preparação teve de ser realizada pelos estudantes e esse trabalho fotografado e filmado: o prato pronto e os alunos a provarem-no”, refere a docente, sublinhando “a extraordinária edição dos vídeos foi executada pelo professor António Bruno”.

A oportunidade de participação foi possível através da divulgação deste concurso pela professora Elsa Oliveira e posteriormente pela Coordenadora das Ofertas Formativas, professora Manuela Bastos.

A instituição organizadora deste concurso lançou o desafio de criar ou adaptar uma receita, garantidamente, saudável, económica e sustentável. Assim, instigados formadoras e alunos do curso TRB do AEOS, levaram a competição dois pratos que foram premiados nesta final:

– Mini Hambúrguer de Grão e Castanha com Abóbora Caramelizada e chips de cascas, prato que conquistou o 1.º Prémio, na categoria de “Receita do ano”. Este trabalho foi desenvolvido pela turma finalista do 12ºTRB: Ana Pinho, Lara Oliveira, Maria Bernardes e Gonçalo Fernandes, orientados pela formadora Tânia Almeida.

– Cromesquis de Urtigas, que angariou o prémio na categoria de “Prato Sci-Fi” (ficção científica, (normalmente abreviado para Sci-Fi), apresentado pelo 11ºTRB: Diogo Matos e Rafael Jesus, com a supervisão e orientação da formadora Susana Matias.

Os produtos escolhidos para a sua confeção tiveram como primeiro critério a produção sazonal, considerando os preços de custo mais baixos e incentivando a economia local através do consumo da produção dos comerciantes da zona. Para além destas preocupações, a reutilização da água também foi considerada, ou seja, reutilizou-se a água de cozer o grão para uma sobremesa: a Pavlova de Aquafaba e a água de cozer as urtigas para o caldo de uma sopa.

Nuno Gomes, diretor do AEOS, destaca que “estes prémios vieram reafirmar e consolidar as competências, o empenho e a capacidade de recriar das formadoras, Tânia Almeida e Susana Matias, e consequentemente dos seus alunos, robustecendo a ideia de que estes percursos formativos possibilitam a abertura de novos caminhos e experiências que facilitam a entrada no mundo de trabalho, assim como, a progressão nos estudos, no Ensino Superior Regular ou Profissionalizante”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo