DesportoFutebol

AR distingue Futebol Clube de Cortegaça na passagem do centenário

A Assembleia da República aprovou esta terça-feira um voto de saudação ao Futebol Clube de Cortegaça, na passagem do centésimo aniversário da associação do concelho de Ovar, iniciativa da deputada do PSD Carla Madureira, subscrita por um conjunto de parlamentares da bancada social democrata. O trabalho da instituição centenária é destacado pelo que representa para o movimento associativo, em especial em torno dos mais jovens.

O clube agora saudado distingue-se “pela promoção do desporto, bem como dos valores da cidadania, respeito e fraternidade” – pode ler-se no texto que suporta a iniciativa parlamentar, redigido por Carla Madureira, coordenadora da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. A aprovarem o voto, os deputados destacam que o nome da associação ”engrandece e dignifica a região em que se insere, com particular enfoque na formação e inclusão de jovens”.

O Futebol Clube de Cortegaça nasceu em 1923, tendo integrado, de imediato, a Associação de Futebol de Aveiro e participado nas competições desta, com o objetivo da promoção do desporto. A construção do parque de jogos no Buçaquinho, na época de 1970/71 marcou uma viragem na vida da coletividade cortegacense, com o título de campeão distrital da segunda divisão de Aveiro e a consequente promoção à principal competição, na época seguinte.

Nos últimos anos, a coletividade tem marcado a sua atividade pela promoção dos jovens, tendo registado um crescimento exponencial do número de praticantes, competindo em todos os escalões etários e promovendo o futebol feminino.  O seu trabalho foi reconhecido em 2022 com a entrega do título de entidade formadora certificada da Federação Portuguesa de Futebol, com a categoria de três estrelas, que constituiu um prémio para a aposta nos escalões de formação e pelo desenvolvimento que o clube vinha patenteando num passado recente.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo