CulturaPrimeira Vista

Arte fotográfica de João Taborda com muita cor e alegria

A arte da fotografia está cada vez mais presente na programação do Museu de Ovar reflectindo a dinâmica do seu núcleo de fotografia dirigido pelo fotógrafo Jorge Bacelar. Uma relação privilegiada com os profissionais e amantes desta arte, que permite trazer a Ovar nomes que se têm destacado a nível nacional e internacional. Depois da mostra de Filipa Scarpa, a fotografia volta a destacar-se com a exposição de João Taborda, através de imagens que transbordam cor e alegria, que podem ser observadas até 29 de dezembro.

Na cerimónia de inauguração no dia 25 de novembro, animada musicalmente pelo Grupo de Baladas Nostalgia, com a presença de vários apaixonados pela arte de fotografar, como se assume o autor das fotos que veio de Lisboa mostrar a Ovar, João Taborda, começou por se referir ao Museu de Ovar como, “um local de referência da Cultura Portuguesa”, manifestando ser para si, “um grande prazer e uma grande honra” expor nesta “casa” que, como sempre repete o seu diretor, Manuel Cleto, também é dos artistas.

Sobre os seus trabalhos expostos, João Taborda, reconheceu ser “daqueles momentos únicos”, referindo que, “numa altura em que vivemos um Mundo conturbado e problemático, resolvi escolher para tema desta exposição, um tema alegre”. Para tal propósito escolheu as imagens que registou num festival em que, “anualmente a Juventude Portuguesa participa, inspirando-se no Holly Festival da Índia” e aí, “se divertem de forma ordeira e descontraída ao som da música e de pós de múltiplas cores”. Eventos em que, “são criadas explosões de cor que proporcionam imagens muito interessantes”, como as várias fotografias comprovavam aos olhos dos presentes.

Nesta exposição encontra-se ainda, no âmbito da mesma temática, a fotografia com que João Taborda, vencedor de centenas de prémios por todo o Mundo, recebeu o mais recente galardão em Itália. Uma foto que ganhou este ano numa das categorias, e entre mais de 50 mil fotos de mais de 120 Países, o “Globo de Ouro” (Pangea de Ouro) na categoria PEOPLE.

João Taborda, nascido em Lisboa a 19 de julho de 1950, é médico, com a especialidade de Pneumologia e desde tenra idade familiarizado com as câmaras e laboratórios de revelação fotográfica, iniciou a sua participação em competições fotográficas nacionais e internacionais, a partir de 1987 e em 1997 foi um dos oito fotógrafos selecionados para a representação portuguesa na exposição da CEE “One day in European”. É membro de várias sociedades e federações de fotografia nacionais e internacionais, como a Internacional União de Fotógrafos – China – IUP e representante Português da ICS – USA. JL

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo