CulturaPrimeira Vista

Broa de Avanca auxilia Cuidados Continuados

A 6.ª Feirinha da Broa de Avanca que decorreu junto à Igreja de Avanca, no domingo, aproveitou os festejos de Santa Marinha, também para dar a possibilidade “aos nossos emigrantes de degustarem a Broa de Avanca e, ao mesmo tempo, dar-lhes a possibilidade de puderem auxiliar a obra da Unidade de Cuidades Continuados Egas Moniz, de Avanca. “Todas as 12 produtoras que fizeram a broa, venderam-na para que a verba angariada da feirinha venha a ser entregue ao Reitor José Henriques”, explicou Firmino Dias.

Segundo o Grão-Mestre, cada uma faz a confecção da broa à sua maneira, muito embora haja uma receita original, “mas são todas excelentes”. A sua guardiã, a confreira oficial, a D. Domingas que vai ser formadora de um curso de Broa de Avanca, “para transmitir os seus conhecimentos para os mais jovens”.

A Confraria da Broa de Avanca tem tido a preocupação de incentivar à produção. “Sempre se fez broa em Avanca, mas era uma ou duas casas que a faziam, hoje, já há perto de uma centena de casas que a produzem e temos números que nos dizem que se multiplicou o seu consumo, e não só aqui, pois temos pontos de venda da broa de Avanca em que ela é muito procurada e esgota sempre”, desvenda Manuel Firmino Dias.

A receita da Broa de Avanca é conhecida: É feita de milho amarelo, porque é mais macio e um pouco adocicado, o que lhe confere um sabor espacial, e depois o processo é idêntico ao de todas as outras: tem de ser amassada manualmente, cozida em forno a lenha e leva um bocadinho de mistura de farinha de centeio. O Grão-Mestre frisa que a sua Broa “não leva trigo, por isso não tem glúten e não representa qualquer problema para os diabéticos”.

Broa com azeitonas e pimento, broa com linguiça, broa com doce maçã e broa com doce do Antuã. Tudo iguarias que surpreenderam quem as provou este domingo no decorrer da 6.ª Feirinha da Broa de Avanca, numa iniciativa da Confraria respectiva, no centro da vila. Isto é o que o Grão-Mestre Firmino Dias chama de “Broa Gourmet”. “Até aqueles que dizem que não gostam ou não apreciam broa, provam e gostam”, adianta ele ao nosso jornal, apontando, nomeadamente, a broa barrada com doce do Antuã, que, sendo feito “à base de produtos das nossa região, como o milho, feijão e grão, leva apenas uma porção muito pequena de açúcar e liga muito bem com a broa”. “É igualmente uma forma prática de ensinar as crianças a comer broa”, considera.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo