
De acordo com um artigo do epidemiologista Manuel Carmo Gomes, juntamente com Carlos Antunes, publicado no sítio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é possível que Portugal esteja a entrar na quinta vaga de Covid19.
Ainda assim, é de esperar menos pressão sobre o sistema hospitalar, sendo uma consequência menos gravosa por causa da vacinação inicial, mas também dos reforços que estão a ser dados.
Se o reforço vacinal acontecer suficientemente rápido, isso compensará a queda na protecção induzida pela vacina. De qualquer modo, mesmo com o decréscimo dos anticorpos contra o coronavírus em circulação, o contacto com o SARS-CoV-2 e com outros vírus deve continuar a estimular o sistema imunitário.
Vacine-se!
Desde segunda-feira que os maiores de 80 anos já podem aderir ao regime “casa aberta” (sem marcação), na vacinação em simultâneo da gripe e da Covid-19.
Contudo, mesmo no caso da “casa aberta” é preferencial tirar uma senha digital, através do site da Direção Geral da Saúde (DGS), ou caso não seja possível, dirigir-se diretamente a um centro de vacinação, cujos horários deste regime podem ser consultados aqui.