CulturaPrimeira Vista

Avanca 2015: Mais de 2 mil filmes de 120 países

O “Avanca 2015”, festival de cinema, TV, vídeo e multimédia, recebeu 2.220 filmes para serem submetidos a concurso, oriundos de 123 países que assim vão estar representados festival de cinema, TV, vídeo e multimédia, coorganizado pelo Cine-Clube local e pelo município de Estarreja, que decorre de 17 a 22 de julho.

A abrangência geográfica da 19ª edição do festival foi destacada hoje na conferência de imprensa para apresentar o programa do evento por Costa Valente, do Cine-Clube de Avanca, que vai trazer à pequena vila do concelho de Estarreja nomes conceituados da indústria cinematográfica mundial.

É o caso de Alexandra Averyanova, uma realizadora da escola de animação de S. Petersburgo, que no ano passado apresentou no festival de Avanca o filme “Shades of Gray”, exibido em quase todos os grandes festivais de cinema do mundo e que recebeu mais de 30 prémios.

Na diversidade das presenças, o presidente do Cine-Clube realça também a participação do realizador Igor Parfenov e da atriz e ativista Olena Sliusarchchik, da Ucrânia, que dirigem o International Human Rights Fim Festival “Steps”.

“Vêm da Ucrânia, país que está a passar por vicissitudes, com uma panóplia muito alargada de filmes marcados pelas preocupações sociais e significativa no contexto da história do cinema ucraniano. O último filme que vai estar aqui em exibição acompanha tudo o que aconteceu na praça do centro de kiev e trazem-nos essa experiência de juntar a ficção com a realidade”, adianta Costa Valente.

Além das conferências de formação e produção, o Avanca 2015 integra cinco competições.

A competição internacional atribui prémios para a melhor longa-metragem, melhor curta-metragem, melhor animação, melhor direção de fotografia, melhor ator e melhor atriz.

A competição de Televisão e Vídeo atribui um prémio a cada categoria, enquanto a competição de estreia mundial premeia a melhor estreia de longa-metragem e a melhor curta-metragem em estreia. A competição AVANCA atribui prémio ao melhor documentário e à melhor ficção, havendo ainda um prémio de trailer e música na competição trailer in motion e videoclip.

Combate de cineastas
O Festival de Cinema AVANCA 2015 lança repto aos cineastas e estudantes de cinema e comunicação para um Combate de Cineastas, uma das novidades deste ano.

A aposta no espaço dos workshops internacionais deste ano procura que durante o festival a prática do cinema permita um combate de ideias e a produção de novos filmes.

Durante 4 dias, entre 22 e 26 deste mês, os participantes filmam e desenvolvem obras de ficção, animação, documentário, em filmes produzidos por equipas onde se misturam todas as nacionalidades, tendo por fundo as ruas, os campos e pessoas de Avanca.

Os melhores filmes resultantes serão exibidos no grande ecrã e terão distribuição e exibição em eventos por todo o mundo.

Cineastas premiados da Europa, Ásia e América, orientam e apoiam os participantes ao longo deste tempo de workshops. São eles: Salem Salavati (Irão), Igor Parfenov (Ucrânia), Olena Sliusarchchik (Ucrânia), Boris Gerrets (Holanda), Rufo Pajares (Espanha), Alexandra Averyanova (Rússia), Romina Quiroz (México), e os portugueses Luís Diogo e Marco Miranda.

O Combate de Cineastas prefigura-se como um desafio e uma oportunidade, para além de ser uma experiência profissional inédita, a que podem candidatarem-se estudantes de cinema e comunicação, atores e cineastas. As inscrições estão disponíveis em www.avanca.com

O 19º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2015 tem sido um projecto destinado a exibir e a apoiar o acto criativo de cineastas de todo o mundo. Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e pelo e pelo Municipio de Estarreja, tem o apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, IPDJ, CIRA, FCT, Junta de Avanca, entre diversas entidades locais.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo