EmpresasPrimeira Vista
Em Destaque

Nova fábrica de comboios em Portugal vai ficar instalada em Ovar

Projeto vai criar emprego qualificado na região

O grupo industrial português Salvador Caetano e o fabricante suíço de equipamento ferroviário, Stadler, assinaram esta quarta-feira um acordo estratégico para o desenvolvimento de um projeto industrial conjunto em Ovar. O projeto irá contribuir para a criação de emprego qualificado nesta região.

Esta é uma a aliança estratégica para a criação de uma fábrica de veículos ferroviários em Ovar que pretende revolucionar a área da mobilidade em Portugal. O principal objetivo do futuro investimento é a produção, entre outros, dos 117 comboios, que estão previstos no âmbito de um concurso público que a Comboios de Portugal (CP) lançou em 2021.

[give_form id=”70395″ show_title=”true” show_content=”above” display_style=”onpage”]

Este investimento vai ser complementado com a construção de uma oficina de manutenção em Guifões, no distrito do Porto.

A Stadler e a Salvador Caetano têm interesses mútuos no setor da mobilidade e estão unidos por uma visão empresarial orientada para a qualidade, excelência, inovação e sustentabilidade, o que facilitou a materialização desta aliança eestratégia.

O Grupo Salvador Caetano, com um volume de negócios de 2,9 mil milhões de euros em 2022, presente em 41 países e 3 continentes, conseguirá através desta parceria uma maior diversificação das suas linhas de negócio, entrando no setor da produção de veículos ferroviários. Desta forma, junta agora o setor ferroviário à sua longa atividade industrial nas áreas de produção automóvel, autocarros e aeronáutica; distribuição automóvel; serviços de mobilidade flexível; bem como o desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica, incluindo o hidrogénio.

A indústria ferroviária é uma das indústrias com melhor perspetiva a longo prazo face à importância dos caminhos-de-ferro na mobilidade futura, contribuindo de forma sustentada para que sejam atingidos os objetivos de descarbonização estabelecidos pela União Europeia, que visam a neutralidade climática até 2050.

O acordo vai dar um impulso considerável à indústria ferroviária portuguesa, que atualmente não dispõe de nenhuma fábrica de comboios, acelerando a participação de empresas portuguesas no fornecimento de componentes de outros setores industriais.

A Stadler, que alcançou um volume de negócios de 3,8 mil milhões de francos suíços em 2022, irá acrescentar esta fábrica à Divisão responsável da Península Ibérica consolidando, assim, a sua presença em Portugal.

Recorde-se que em novembro de 2020, a CP e a Stadler assinaram um contrato para projetar e construir 22 comboios regionais do modelo FLIRT. O acordo inclui 10 carruagens elétricas, 12 unidades bimodais, serviço de manutenção por um mínimo de 4 anos, assim como a prestação de serviços de formação. O contrato pressupõe a renovação da frota ferroviária regional e integrou parte do plano de renovação do material circulante do operador português.

Em maio de 2021, o Metropolitano de Lisboa adquiriu 14 Metros de 3 carruagens à Stadler, uma encomenda que incluía também a manutenção preventiva e corretiva de todo o equipamento durante os primeiros três anos do projeto, bem como o fornecimento de peças sobressalentes e de peças para a frota por mais dois anos. No mesmo ano, em novembro, a Stadler assinou um contrato com o operador ferroviário de carga Medway, para a compra de 16 locomotivas elétricas e de dupla voltagem interoperáveis EURO6000, com a maior capacidade de tração disponível no mercado.

O presidente da Stadler, Peter Spuhler, afirmou após a assinatura do acordo: “Estou convencido que a aliança com uma das mais importantes empresas em Portugal melhora substancialmente a nossa proposta para o fornecimento de novos comboios à CP. A Salvador Caetano é, sem dúvida, o melhor aliado possível para alcançar o nosso objetivo. A nossa união, baseada em culturas semelhantes, trará benefícios para ambas as partes e é um grande passo para revitalizar a indústria ferroviária portuguesa”.

Para Miguel Ramos, CEO da Salvador Caetano, “este acordo estratégico é uma oportunidade para o Grupo contribuir de forma determinante para a renovação e requalificação da indústria ferroviária em Portugal, enquanto referência no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade sustentável. Esta aliança com a Stadler, fabricante líder no setor ferroviário e reconhecida pela qualidade e excelência, irá permitir expandir o nosso portfolio e explorar sinergias para, em conjunto, desenvolvermos soluções adaptadas aos desafios atuais”.

[

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo