Bosch desenvolve tecnologia para revolucionar aquecimento de água

É a partir de Aveiro que a Bosch avança com mais uma inovação para as soluções de aquecimento de água, mais concretamente uma tecnologia para esquentadores a gás instantâneos que potencia a eficiência destes equipamentos. Esta inovação totalmente desenvolvida por uma equipa da Bosch em Aveiro permite que estes equipamentos funcionem de forma mais precisa e com uma potência mínima de operação reduzida, contribuindo em simultâneo para o aumento do conforto do utilizador e redução do consumo de gás.
Os esquentadores a gás instantâneos desempenham um papel importante na provisão eficiente de água quente, uma vez que apenas aquecem a água quando esta é realmente necessária, o que os torna particularmente eficientes em termos energéticos. Até então, o fornecimento mínimo de gás é ajustado manualmente durante a produção de cada aparelho e, para garantir que o aparelho funciona de forma estável, o fornecimento de gás é ajustado de forma conservadora para compensar possíveis flutuações nas condições de operação, como a pressão de entrada de gás ou a qualidade do gás. No entanto, com método manual não é possível ajustar de forma otimizada o desempenho dos aparelhos durante a operação para condições reais, já que são definidos para um cenário médio.
Esta nova tecnologia desenvolvida em Aveiro, que está a ser integrada nas novas gerações de aparelhos de aquecimento de água a baterias, permite a monitorização inteligente e contínua da estabilidade da combustão em aparelhos de exaustão aberta, ajustando automaticamente do fornecimento de gás de modo a manter o aparelho numa gama de funcionamento óptima. Isto significa que o esquentador instantâneo pode reagir automaticamente a condições em mudança. “A integração desta tecnologia permite diferenciar os nossos aparelhos num mercado cada vez mais competitivo e de baixo custo. Com esta solução, somos capazes de fornecer água quente com conforto e segurança mesmo nas condições de baixo caudal de operação, como acontece em alguns países para onde os nossos equipamentos são exportados”, refere Rómulo Antão, Engenheiro da equipa de desenvolvimento de SW.
A monitorização contínua e o ajuste automático da combustão permitem melhorar a estabilidade da temperatura, já que o esquentador instantâneo pode reagir de forma mais flexível a diferentes condições de operação. Além disso, esta tecnologia possibilita um controlo preciso que leva a uma maior eficiência energética facultando uma redução do consumo de gás e água. Outro aspeto adicionar a nível de eficiência na produção destes equipamentos está relacionado com o facto desta regulação automática eliminar a necessidade de ajustes manuais demorados durante a produção, encurtando o tempo de produção e potenciando uma ainda maior fiabilidade do aparelho.
“Esta é uma inovação totalmente made in Aveiro, desenvolvida por uma equipa multidisciplinar de engenheiros, uns focaram o seu trabalho na otimização dos processos de combustão e aquecimento da água, e outros na eletrónica de controlo e o respetivo software que implementa as principais funcionalidades da operação do aparelho”, reforça David Guilherme, Engenheiro da equipa de desenvolvimento mecânico.
Esta inovação, que deu origem a uma nova patente, foi distinguida a nível global pela Bosch com “Bosch Inventor Award 2024”, um prémio que homenageia os melhores inventores da empresa que contribuíram de forma significativa para o processo de inovação através dos seus desenvolvimentos e ideias.