LocalPrimeira Vista

Obras de Júlio Dinis atraem centenas de crianças

Julio Dinis
Mais de 250 crianças já se inscreveram nas visitas guiadas “As Pupilas da Morgadinha Inglesa”, esgotando o evento que está a decorrer no Museu Júlio Dinis, em Ovar.

A iniciativa, da autoria de Leonor Barata, acontece no âmbito do Serviço Educativo e vai decorrer de 22 a 23 e de 27 a 30 de outubro, às 10 horas e 14h30, e consiste em 12 visitas guiadas subordinadas ao tema “As Pupilas da Morgadinha Inglesa”.

O imaginário literário proposto por Júlio Dinis nos seus romances serve de mote a esta visita guiada e dramatizada pela Casa dos Campos onde o escritor viveu entre maio e setembro de 1863, afectado por um tuberculose, doença que o consumia e que dizimou grande parte da sua família.

A ideia é cruzar curiosidades/informações da vida do escritor com as personagens que ele nos apresenta nos seus romances “Uma Família Inglesa”, “As Pupilas do Sr. Reitor” e “A Morgadinha dos Canaviais”, esboçados nessa mesma casa.

Júlio Dinis é um autor que se encontra no momento de transição entre o Romantismo e o Realismo e portanto a sua obra está repleta de informações que remetem para estes dois movimentos fundamentais na história da literatura, oscilando entre as grandes paixões românticas e um certo sentido de crítica social proposto pelo realismo. Por outro lado, em todas as obras está presente a afirmação do contraste entre o mundo citadino e o mundo rural, tomando o autor o partido deste último e o efeito regenerador que este pode ter nas depressões e maleitas causadas pelo ritmo da vida urbana.

Com esta visita guiada pretende-se situar o público de forma clara no mundo rural através da animação dos diversos objectos expostos na Casa dos Campos, enquadrados no espírito e ambiente romântico Dinisiano.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo