LocalPrimeira Vista

União das Freguesias dá atenção aos Cruzeiros

O Cruzeiro é um monumento em granito muito comum na nossa região e ainda que não seja considerado um pelourinho – local onde se aplicava a justiça em tempos idos, é também constituído por degraus, pedestais e são invariavelmente encimados com cruzes, de maiores ou menores dimensões.

No concelho de Ovar, à semelhança de outros na região, há imensos cruzeiros. A novidade é que a União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO) decidiu dar-lhes atenção.

O chefe do executivo da UFO diz que “nos habituámos a conviver com estes vestígios do nosso passado que quase nem damos por eles”. Por isso, apresentou uma proposta para a limpeza e manutenção dos cruzeiros existentes no seu território, dando-lhes a importância que merecem.

Na freguesia de Ovar, os cruzeiros dos lugares do Torrão do Lameiro, Ribeira e São Miguel, Largo dos Bombeiros Voluntários de Ovar e Santa Camarão estão já a ser intervencionados.
Em Arada, outra freguesia da UFO, os cruzeiros da Senhora do Desterro, Largo do Calvário, Largo S. Martinho, Largo do Sobral, Rua do Salgueiral de Baixo, Cruzeiro Novo e Velho, Rua de S. Donato, Guilhovai, Rua de S. Goldrof e Largo de S. João, serão intervencionados.

Em São Vicente de Pereira, os cruzeiros contemplados com os trabalhos adjudicados pelo executivo liderado por Bruno Oliveira são: S. Lourenço, Largo da Torre, Torre do Azevedo, Rua Dionísio Pereira dos Santos, Largo do Cruzeiro, Adro Velho e Monumento ao Ultramar.

Além de manutenção e limpeza, os trabalhos que se encontram já em execução, estão também a aplicar hidrofugante, um produto destinado a repelir água através da redução do ângulo de molhagem dos poros, o que deverá preservar os cruzeiros da erosão dos elementos durante bastante tempo.

Quanto ao prazo de execução para as referidas intervenções, Bruno Oliveira garantiu que “a beneficiação dos cruzeiros ficará concluída até ao final deste mês”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo