LocalPrimeira Vista

Os “Lobos” tomam banho em Maceda

O Aeródromo de Manobra N.º 1, em Maceda, Ovar, é a única Unidade da Força Aérea Portuguesa (FAP) que possui uma estação de lavagem de aviões, nomeadamente os que pertencem à Esquadra “Os Lobos”.

A designação técnica da estação de lavagem de aviões, geralmente chamada de “placa de lavagem”, é “Aircraft Rinse Facility”.

“É um equipamento especialmente vocacionado para lavar aeronaves que tenham sobrevoado o mar a baixa altitude e assim, evitar a corrosão”, como explica Carlos Camoesas, militar aposentado. “É um procedimento rápido (porque a aeronave não pára) e feito durante a rolagem para a placa de estacionamento, após a aterragem”.

A Esquadra 601 – “Os Lobos” foi criada, na FAP, em março de 1986, tendo-lhe sido atribuída como missão primária executar operações de patrulhamento marítimo e de deteção, localização, seguimento e ataque a submarinos e meios de superfície, e como missão secundária executar operações de busca e salvamento e de minagem.

Em 2020, a Força Aérea completa 68 anos a cumprir a sua missão nos ares. Desde o início do ano, e até ao dia 3 de agosto, realizou 420 missões de apoio à população, tarefas que “enchem de satisfação” os seus membros.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo