Publicidade
LocalPrimeira Vista

Casa Avelino Duarte em vias de classificação como monumento nacional

A Direcção Geral do Património Cultural tem em consulta pública, durante um mês, o Projeto de decisão relativo à classificação como monumento nacional (MN) da Casa Avelino Duarte, localizada na Avenida Régua, em Ovar, e à fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP).

Trata-se da fase final de classificação deste projeto da autoria do arquiteto Álvaro Siza, que é considerado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) como uma obra contemporânea que, atendendo ao seu valor cultural, merece proteção.

Situada na Avenida da Régua, na União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente, esta casa unifamiliar foi projetada e construída entre 1980 e 1985.

publicidade

Face ao “estatuto absolutamente ímpar” do arquiteto prémio Pritzker em 1992, refere a DGPC, “fácil se torna constatar que a sua obra é fundamental em termos de historiografia mundial, logo, por razões óbvias, torna-se uma responsabilidade nacional reconhecer e proteger uma amostra significativa das suas realizações”.

De acordo com informação disponível na página da Internet da DGPC, a moradia foi encomendada pelo advogado Avelino Duarte a Álvaro Siza, no outono de 1980, tendo-lhe sido pedido “uma casa de cidade”, com jardim, dois andares e mais um estúdio.

A caderneta predial indica que a casa está implementada num terreno com 600 metros quadrados de área total.

Na proposta de abertura do procedimento de classificação da Casa Avelino Duarte, datada de abril de 2016, lê-se que Álvaro Siza confirmou à DGPC, em conversa telefónica, que uma construção justaposta ao corpo da garagem da moradia, que funciona como anexo, considerada “uma pequena construção oculta”, é também da sua autoria, embora tenha sido realizada em data posterior.

O anúncio em DR da abertura da consulta pública para a classificação da casa e proposta de fixação de uma zona especial de proteção está datado de 18 de abril e foi assinado pelo diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.

Ler mais:

http://casaavelinoduarte.blogspot.pt/
http://divisare.com/projects/96487-alvaro-siza-fernando-guerra-fg-sg-casa-avelino-duarte

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo