Publicidade
Life&TekPrimeira Vista

Jovem criador vareiro distinguido com um prémio de design em Berlim

O designer de Ovar, João Miguel Rodrigues, formado – licenciatura e mestrado – na UA (Universidade de Aveiro) viu o seu trabalho reconhecido em Berlim, na Alemanha, em maio, quando foi galardoado com o prémio IF Design Award 2023, na categoria de produto, pela sua poltrona de marca “Caravelle III”.

“O que começou com uma ideia e um pequeno rabisco num dia sentado ao pé do mar, tornou-se realidade. A Caravelle III, inspirada nas velas das caravelas portuguesas nasceu depois de desilusões, “nãos” e de muitas dúvidas”, recorda o jovem criador.

Os IF Design Awards são atribuídos pelo Fórum Internacional de Design desde 1954 para promover e dar a conhecer criadores de todo o mundo. A participação implicou quatro passos: a candidatura, o envio de fotos e de imagens com desenhos técnicos do produto, o envio de uma “Caravelle III” para Berlim e, depois, a participação na finalíssima do certame, onde foi distinguido.

publicidade

“Não foi um caminho fácil”, sustenta João Miguel Rodrigues, “mas sempre acreditei que no final as coisas iriam dar certo”. Este é o “resultado de vários anos de aperfeiçoamento que resultaram numa cadeira ergonomicamente eficaz, confortável, minimal e que defende as máximas dos mestres Mies e Rams”.

Este ano aconteceu a um jovem vareiro que cria, executa e comercializa poltronas e pufes. Um projeto pessoal ao qual chamou “Lusitan Furniture” e contou com a “incansável ajuda do Américo Matos, da Gongus Estofos”.

A noite de entrega do prémio, na Alemanha, foi “fantástica, de troca de ideias e networking com head-designers de grandes marcas como Bosch, Siemens, Apple, Lenovo, Hyundai, entre outras”.

Embora trabalhe numa empresa multinacional da área tecnológica instalada no concelho ovarense, o designer também trabalha «por conta própria desde 2012», assumindo missões para diversas marcas. O seu futuro profissional será em torno do seu design, mas assumir a Lusitan Furniture a tempo inteiro ainda não é para já.

Em 2020, criou a Lusitan Furniture, com estúdio instalado em casa, onde dedica o seu tempo livre e fins de semana para desenhar e produzir poltronas e pufes. A área do mobiliário sempre o atraiu e, além disso, é um bom nicho de negócio onde está tudo por fazer no nosso país.

O prémio recebido na capital da Alemanha proporcionou-lhe mais atenção, tendo sido notória «a aproximação de muitas empresas» ao seu conceito de design e de produto, que começa a evoluir para a utilização de “poliéster reciclado, feito de lixos retidos dos mares”.

As poltronas podem rondar os 490 e os 790 euros, enquanto os dos pufes vão dos 60 a 190 euros.

 

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo