Saúde

CHEDV aposta na promoção do aleitamento materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é assinalada todos os anos de 1 a 7 de agosto, cujo slogan deste ano foi “Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação”. Neste sentido o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), pretende sensibilizar e enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até aos dois anos de idade.

A amamentação é reconhecida, a nível internacional, como sendo de elevada importância. É, atualmente aceite, como o melhor suporte nutricional para a criança, não só pela sua completa constituição nutricional, mas também por promover o desenvolvimento psicossocial da criança pelo ato de ser amamentada. O leite materno é o mais apropriado para o bebé, dado que lhe fornece os melhores nutrientes, está sempre disponível, pronto a ser consumido e à temperatura ideal.

O CHEDV, com o intuito de prestar cuidados de excelência na área materno infantil, nomeou em outubro de 2018 um grupo de trabalho que tem como principal missão criar e desenvolver as condições necessárias à Promoção do Aleitamento Materno na Instituição (Comissão de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno – CPPAAM).

Para Dulce Brito da CPPAAM, “a família e a própria sociedade têm um papel fulcral na amamentação, contribuindo para o sucesso, evitando o desmame precoce. Informar, incentivar e apoiar a mãe e o pai devem ser prioridades enraizadas na família e nas unidades de saúde”.

A CPPAAM (Comissão de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno) tem desenvolvido várias actividades entre as quais: criar uma política de promoção e apoio ao Aleitamento Materno, com a elaboração de um Manual de Apoio ao Aleitamento Materno e elaboração de Normas, instruções de trabalho e procedimentos sobre alimentação infantil.

Desde a sua criação já se procedeu à reestruturação dos Cantinhos de Amamentação existentes no serviço de Pediatria e Obstetrícia, do Hospital de São Sebastião, para que as mães tenham mais conforto neste momento de cumplicidade.

A CPPAAM (Comissão de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno) do CHEDV está ainda a realizar vários cursos de formação de Aconselhamento ao Aleitamento Materno, em parceria com os profissionais de saúde dos Cuidados de Saúde Primários (médicos e enfermeiros). No futuro será criada e implementada uma linha de apoio à amamentação no CHEDV, assim como novos cantinhos de amamentação nas unidades de São João da madeira e Oliveira de Azeméis.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo