Cultura

Ciclo digital de palestras da ObservaRia – Inscrições abertas

Quais são as vantagens e estratégias para promover a biodiversidade urbana, e qual o papel que podemos ter na manutenção de uma saudável relação Homem-Natureza nas cidades são os temas centrais do Ciclo de Palestras “Biodiversidade entre nós”, que decorrerá no dia 9 de abril em formato digital, inserido na ObservaRia 2021 e promovido pela Câmara Municipal de Estarreja. As inscrições (gratuitas) abriram esta semana e são limitadas.

10 especialistas, dois painéis de discussão e oito palestras, num único dia dedicado à Natureza, à sustentabilidade, ecologia, biodiversidade e à construção de cidades mais verdes. Há bons exemplos da presença da Natureza no meio urbano, como as árvores dos jardins históricos de Lisboa, sobre as quais falará Ana Luisa Soares, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, ou as Hortas LX que terão nestas jornadas a presença de André Maciel.

Luísa Schmidt, socióloga – pioneira da Sociologia do Ambiente em Portugal -, investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e autora de centenas de publicações científicas e de divulgação, fará o balanço da conservação da Natureza e biodiversidade em Portugal, bem como analisará as perspetivas.

Em plena pandemia, que está a originar graves problemas na saúde mental, irá falar-se sobre importância da Natureza para a nossa saúde e bem-estar, a partir da comunicação de Fátima Bernardo, do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora.

A reflexão é inevitável, os temas dizem respeito a todos os cidadãos e só uma mudança de paradigma e de mentalidades poderá ser a alavanca para um futuro mais verde e sustentável.

O Ciclo de Palestras é aberto a todos os cidadãos, amantes da natureza e biodiversidade, profissionais das mais diversas áreas relacionadas com o ambiente, e ainda educadores e professores de ciências naturais ou envolvidos em projetos de educação ambiental. É uma Ação de Curta Duração de cinco horas e meia (ACD 6.20/21 – Biodiversidade entre nós), acredita pelo CFIEMO, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias neste link.

ObservaRia entre 8 e 11 de abril

 Organizada pela Câmara Municipal de Estarreja, a ObservaRia – Feira Internacional dedicada ao Turismo de Natureza e à Observação de Aves (8 a 11 de abril) reúne atividades em torno da observação de aves, turismo de natureza, fotografia, comunicação de ciência, sensibilização e educação ambiental. A edição deste ano, adaptada ao cenário imposto pela pandemia, leva as atividades para novos palcos, sendo totalmente digital.

O primeiro dia do evento, 8 de abril, é dedicado ao público escolar. A partir do dia 9 de abril, a Feira de Turismo de Natureza contempla atividades para o público em geral, incluindo o ciclo de palestras “Biodiversidade entre nós”, talks, tertúlias, workshops e exibições. O programa está disponível no site do BioRia em www.bioria.com.

 Ciclo de Palestras Biodiversidade entre nós [9 abril 2021]

:: Programa

 09h30 – Sessão de Abertura 5.ª edição da ObservaRia

10h00 – Abertura do painel: “Cidades + verdes” com o moderador Eduardo Ferreira (Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro)

10h15 – Ana Luisa Soares

As árvores dos jardins históricos de Lisboa: biodiversidade e conservação

Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa

10h45 – Filipe Tavares Soares

Plantas autóctones nos espaços verdes urbanos

Sigmetum – Plantas autóctones

11h15 – André Maciel

Como tornar as cidades mais verdes

Hortas LX

11h45 – Paula Castro

Rumo à Europa 2030: ecologia urbana e sustentabilidade

Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra

12h15 – Discussão e encerramento do painel

14h30 – Abertura do painel: “Sociedades + verdes” com a moderadora Milene Matos (Associação BioLiving & Município de Lousada)

14h45 – Fátima Bernardo

Presença de Natureza, saúde e bem-estar: o impacto da Natureza em diferentes contextos ao longo da vida

Departamento de Psicologia da Universidade de Évora

15h15 – Luísa Schmidt

Conservação da Natureza e Biodiversidade em Portugal – balanço e perspetivas

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

15h45 – Margarida Gomes

Educação para a biodiversidade e sustentabilidade: das crianças aos decisores

ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa

16h15 – Patrícia Tiago

Como pode a ciência cidadã contribuir para o conhecimento da biodiversidade?

Biodiversity4all & Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

16h45 – Discussão e encerramento do painel

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo