CulturaPrimeira Vista

Cine Dolce Vita Ovar faz retrospectiva do Festival de Cinema de Avanca

Mais um mês repleto de boas fitas no Cinema Dolce Vita. Mas antes de falarmos delas, destacamos os próximos dias de 18 a 30, para os quais a Filmógrafo selecionou vários filmes premiados nas últimas edições dos Encontros Internacionais de Cinema, Tv, Vídeo e Multimédia que acontecem todos os anos em Avanca, no final do mês de Julho. Esta seleção traz ao cinema filmes de autor, selecionados por um júri composto por realizadores experientes e vanguardistas.

“A Lancheira” (2013) é um romance indiano do realizador Ritesh Batra. Este filme conta a história de Saajan (Irrfan Khan) um contabilista viúvo e Ila (Nimrat Kaur) uma mulher desprezada que deseja reconquistar o marido cozinhando-lhe os pratos mais saborosos. Devido a um fatídico erro de troca de lancheiras, Saajan recebe a refeição de Ila. Quando ela percebe o sucedido, escreve-lhe um pedido de desculpas.

Dá-se assim início a uma troca de bilhetes que se vai desenvolvendo em algo cada vez mais profundo. O filme foi vencedor no Amazonas Film Festival’13, no Dubai International Film Festival’13, no Filmfare Awards’14 e no Asian Film Awards’14. Foi ainda nomeado para Cannes Film Festival’13 entre outros. Os “dabbawalas” da cidade de Bombaim, na Índia, são uma comunidade de mais de cinco mil entregadores de lancheiras. É uma profissão hereditária e a entrega é feita por analfabetos que usam um complexo sistema de código de cores e símbolos para as entregar aos seus devidos donos. Um estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, demonstrou que apenas uma em cada quatro milhões de lancheiras é extraviada e entregue na morada errada. “A Lancheira” estará em exibição de dia 3 a dia 9 no Cinema Dolce Vita Ovar.

“Blue Jasmine” (2013) é um drama/comédia do famoso realizador Woody Allen com Cate Blanchett no papel principal. Ela é uma mulher rica que perde todo o seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com a irmã (Sally Hawkins) numa casa muito mais modesta. Acaba por encontrar um homem (Alec Baldwin) que pode resolver os seus problemas financeiros, mas antes precisa descobrir-se e aceitar que São Francisco será a sua nova casa. O realizador é um dos mais reconhecidos da atualidade. Escreve, realiza e atua na maioria dos seus filmes. Allen foi indicado 23 vezes (mais do que qualquer outro argumentista) e ganhou quatro Óscares. Esta sua última obra foi vencedora de um Óscar’14, Globo de Ouro’14, BAFTA Awards’14 entre outras premiações num total de 36 e 42 nomeações. “Blue Jasmine” estará em exibição de dia 10 a dia 17.
O mês fecha com a comédia francesa “A Fada” (2011) dos realizadores e personagens principais Bruno Romy, Dominique Abel e Fiona Gordon. O filme dá-nos a conhecer Dom que trabalha no turno da noite num pequeno hotel perto do porto industrial. Uma noite, chega uma mulher sem bagagem e sem sapatos. O seu nome é Fiona e ela diz ser uma fada que pode conceder três desejos a Dom. Entre todos os desejos possíveis, ele decide pedir uma scooter e combustível suficiente para a vida, já que a sua bicicleta acaba de avariar. Para já, não consegue pensar num terceiro desejo. Entretanto, Fiona desaparece antes de lhe conceder o terceiro desejo e Dom vai fazer tudo para a encontrar.

Esta comédia foi vencedora dos prémios Magritte Awards no mesmo festival na Bélgica’12, 2º lugar no St. Louis Film Critics Association nos EUA’12 e ainda do Golden Starfish Award nos Hamptons International Film Festival 2011. Estará na tela do Dolce Vita Ovar de 31 a 6 de Agosto.
Esta programação é uma iniciativa Dolce Vita em parceria com a Filmógrafo – Distribuição e Exibição de Filmes. Os bilhetes têm um custo de 3,80€, podem ser adquiridos na respetiva bilheteira e reservas através do email [email protected]. Para mais informações visite o nosso facebook https://www.facebook.com/cinemadolceespacoovar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo