Saúde

Clínica da Feira vence prémio internacional de arquitectura

A Nefrodouro, clínica de hemodiálise situada em Santa Maria da Feira, acaba de ser premiada na edição de 2020 dos International Architecture Awards. Assinado pela Ventura + Partners, empresa de arquitetura liderada pelo arquiteto Manuel Ventura, o projeto foi distinguido na categoria de hospitais e centros médicos. Juntamente com Raulino Silva e Grupo Zegnea, a Ventura + Partners representa Portugal numa lista de premiados de 38 países, incluindo nomes de referência como Skidmore, Owings & Merrill, Herzog & Meuron, Kengo Kuma ou MVRDV.

Adotando uma abordagem urbana numa periferia em transformação — entre a ruralidade e a urbanidade —, o projeto consolida a centralidade da freguesia de São Paio de Oleiros. A luz, natural e artificial, foi pensada em toda a clínica como elemento de conforto e tranquilidade. Os rasgos verticais do volume possibilitam a entrada de luz natural abundante, além de permitirem observar o exterior. Estas características foram especialmente trabalhadas na sala de tratamentos, onde os pacientes passam longos períodos de tempo, de modo a proporcionar-lhes o máximo conforto físico e psicológico. A arquitetura procurou, assim, trabalhar a qualidade clínica do centro médico, através de um espaço tecnologicamente avançado que visa promover o bem estar dos pacientes e da equipa médica.

Refira-se que esta é a segunda distinção arrecadada pelo projeto — premiado no Architecture MasterPrize em 2019 — e a segunda vez que a Ventura + Partners é laureada nos International Architecture Awards, após a premiação do projeto residencial São Félix da Marinha I, em Vila Nova de Gaia, em 2011. Promovidos pelo Chicago Athenaeum — Museu de Arquitetura e Design dos Estados Unidos, e pelo Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos, os International Architecture Awards são reconhecidos a nível mundial como um dos mais importantes selos de excelência na prática da arquitetura. Os projetos premiados nesta edição serão apresentados na exposição “The City and the World”, que terá lugar em Atenas, Grécia, entre 11 de setembro e 11 de outubro de 2020.

A Ventura + Partners

A Ventura + Partners é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de projetos de arquitetura, design e urbanismo, fundada em 1994 por Manuel Ventura. Com escritórios em Portugal, Estados Unidos e França – e projetos em mais de uma dezena de países –, a empresa emprega cerca de 100 colaboradores

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo