LocalPrimeira Vista

Comboios já circulam entre Ovar e Aveiro

A circulação de comboios na linha do norte, entre Ovar e Aveiro, foi reposta cerca das 12 horas deste domingo, depois de ter estado interrompida devido ao mau tempo, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Desde a madrugada de sábado que a circulação ferroviária entre Estarreja e Aveiro se fazia por uma linha apenas devido à subida das águas em resultado da chuva intensa que caíra durante a noite. O atraso na circulação era grande mas os passageiros foram sendo transportados até que o comboio suburbano que fazia a ligação entre Porto e Aveiro encontrou os carris “descalços” pouco depois da estação de Estarreja. Isto é, a forte corrente das águas levou consigo as pedras que suportam os carris e estes ficaram suspensos. O maquinista entendeu que não havia condições de segurança e não avançou (ver foto*). Assim ficou a composição, entre as águas revoltas, até que técnicos da Refer chegaram ao local para atestar a impossibilidade de se manter a circulação.

A única solução foi fazer o comboio recuar até à estação de Estarreja, mas entretanto, a água já tinha coberto os carris que tinham ficado para trás. Lentamente, o comboio regressou a Estarreja e os passageiros respiraram de alívio.

Desde ontem que os passageiros foram sendo transportados de autocarro, entre Ovar e Aveiro.

Em comunicado, a empresa informa que ainda se encontra interrompida a circulação de comboios entre Aveiro e Eirol, por inundação da via e uma vez que foi afetada a infraestrutura de suporte.

A IP refere que as situações nas linhas do Norte e do Vouga se devem ainda prolongar, aguardando-se a descida do nível das águas para se repor a circulação.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), por seu lado, anunciou que vai manter o nível de alerta amarelo em Portugal até às 08 horas de segunda-feira, esperando-se um desagravamento a partir dessa hora.

Esta informação foi prestada pelo comandante operacional nacional, José Manuel Moura, em conferência de imprensa para apresentação de um ponto de situação sobre o mau tempo e perspectivas para as próximas horas.

*Imagem captada do interior da composição que se viu impossibilitada de seguir viajem em Estarreja

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo