Cultura

Morreu o fotógrafo vareiro Rui Almeida

Rui Almeida faleceu esta segunda-feira, aos 85 anos. Filho do também fotógrafo vareiro, Mário da Cruz Almeida, viria a desenvolver a sua actividade profissional no conhecido Estúdio Almeida.

Foto: Rui Almeida

São de Rui Almeida alguns registos históricos das principais tradições vareiras, tendo sido convidado para fotografar a rodagem do filme “Mudar de Vida”, do realizador Paulo Rocha, no Furadouro, em 1966, com Maria Barroso num dos principais papéis.

Rui Almeida nasceu no primeiro estúdio de fotografia que o pai abriu, na Rua Padre Ferrer, em Ovar, em 1936, sendo o mais novo de três irmãos.

No ano de 1939 o estúdio foi transferido para o centro de Ovar, na Rua dos Mártires da República, em frente ao café “Zélia”, funcionando ao mesmo tempo como habitação da família. Em julho de 1948 o estúdio volta a mudar-se, desta feita para umas instalações que ficavam por cima do café Zélia. Conta-se que os empregados que viviam em outras terras eram ajudados com alojamento e refeições.

Para Rui Almeida, a fotografia era um misto de arte e técnica. Usava as melhores máquinas, os melhores equipamentos de revelação e trabalhava positivos e negativos com cuidadosas técnicas de retoque. O seu trabalho fotográfico registou muita da paisagem, da vida e dos costumes de Ovar do seu tempo e foi reconhecido por muitos estudiosos da etnografia portuguesa.

A qualidade do seu trabalho, levou-o a ser procurado por gente de toda a região. Assim, o Estúdio Almeida não se limitou às instalações de Ovar na medida em que foram criadas sucursais na então Vila da Feira e, mais tarde, em São João da Madeira. Durante os meses de verão, era também habitual a família alugar uma casa no Furadouro onde fazia a recepção de trabalhos para revelação.

Os negócios viriam mais tarde a ser vendidos aos empregados e sócios, por quem Rui Almeida nutria confiança e estima pessoal. Em 2012, doou parte do espólio documental e fotográfico ao Centro Português de Fotografia.

Fonte consultada: https://cpf.pt/

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo