CulturaPrimeira Vista

Comemorações dos 50 anos do 25 de abril arrancam em Ovar

As comemorações dos 50 anos do 25 de abril arrancaram em Ovar com o “Projeto L – Luta e Liberdade”, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Ovar Sul e da Câmara Municipal de Ovar. Mas, até final do ano, ocorrerão dezenas de iniciativas e eventos, tirando partido destas celebrações para afirmar uma sociedade mais conhecedora da sua história recente e mais participativa, plural e democrática.

Assim, em Ovar as comemorações dos 50 anos do 25 de abril desenvolvem-se em torno de dois eixos estruturantes – Memória e Futuro – e constituem uma experiência comemorativa de âmbito nacional assente nos princípios e valores subjacentes ao Programa do Movimento das Forças Armadas, que pôs fim à ditadura: paz, liberdade, democracia e progresso.

O Museu Júlio Dinis é palco das primeiras iniciativas e, amanhã, 23 de março, pelas 16 horas, será inaugurada a exposição “L – LUTA E LIBERDADE”, no âmbito do Projeto Livros, Luta e Liberdade. Já no domingo, pelas 15 horas, a performance “Leituras em Casa | L – Livros Luta e Liberdade” vai levar os alunos e as famílias ao museu para partilhar leituras e experiências subordinadas ao tema liberdade.

Ao longo do ano, o programa da Rádio Renascença “Ensaio Geral” vai promover em Ovar quatro “Conversas no Feminino”. A primeira é já no dia 4 de abril, pelas 21h30, também no Museu Júlio Dinis, e a convidada é Capicua. As convidadas das outras três conversas serão oportunamente divulgadas, mas pode já marcar na agenda as datas 16 de maio, 26 de setembro e 24 de outubro.

A 11 de abril, no Centro de Arte, teremos a estreia nacional do filme “Revolução (sem) Sangue”, de Rui Sousa, numa das Noites Longas do Shortcutz. Um filme que narra a história das cinco vítimas no cerco à sede da polícia política durante a Revolução dos Cravos.

No âmbito do Eixo – Aprendizagem Criativa serão vários os eventos ao longo ano para os mais novos, entre os quais, a carta concerto “Aerograma Liberdade”, “Daqui Ninguém Passa.

No dia 25 de abril, as comemorações serão mais intensas e contarão com o habitual hastear das bandeiras e guarda de honra pelas Corporações de Bombeiros do Concelho, Sessão Solene da Assembleia Municipal, abertura do Festival Literário “Gigantes Invisíveis”, o concerto “As Portas que abril abriu”, pelo Canto Décimo e o Coro Jovem do Orfeão de Ovar, entre outros.

Destaque ainda para a peça de teatro “Revolution”, pela ASTA/ d’Orfeu AC/ Teatrão e BAAL17, no Centro de Arte, a 27 de abril.

No último trimestre, o Festival Literário de Ovar terá igualmente uma programação especial e dedicada ao 25 de abril e estão ainda a ser delineados outros projetos e iniciativas.

Dar forma material à memória do 25 de abril e projetar o seu futuro através das inúmeras iniciativas é o principal objetivo do programa de Ovar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo