LocalPrimeira Vista

União das Freguesias convida Emerenciano para os 44 anos de Abril

A União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira vai assinalar os 44 anos do 25 de Abril, com um programa que vai centrar-se na Casa da Junta de São João/Polo de Capacitação e Inovação Social. O evento inicia-se às 15 horas, com a inauguração da exposição “A Arte É Arma”, do artista plástico vareiro, Emerenciano, seguida de concerto por Ana Andrade e Rui Manarte.

A última vez que Emerenciano expôs em Ovar foi no Museu, em Fevereiro do ano passado, 50 anos depois de ter participado numa exposição colectiva que ele próprio organizou ainda estudante da Escola Superior de Belas Artes do Porto, designada “1.ª Exposição de Agosto”. Tomou-lhe o gosto e organizou outra exposição, à distância, por estar então a cumprir o serviço militar obrigatório em Angola, com o título “A minha homenagem a outra vareiros, António Dias Simões, no centenário do seu nascimento”, voltando mais tarde, em 1981, com uma exposição individual.

Acede agora ao convite da União das Freguesias de Ovar (UFO) para expor de novo na terra que o viu nascer em 1946. “A Arte é Arma”é o tema da exposição que inaugura no próximo dia 25 de Abril.

“O 25 de Abril tem um papel decisivo na história do nosso país e que todos temos que recordar”, afirma o presidente da UFO, Bruno Oliveira. “Para a geração que viveu o período revolucionário e para as novas gerações, pois há valores que importa preservar”.

Para o autarca socialista, “não podemos deixar que o 25 de Abril seja apenas uma referência da história, ele tem que ser uma referência no nosso quotidiano”. Por isso, considera fundamental que seja assumido pelas novas gerações para que os jovens o possam reinventar, o que justifica “o esforço na recriação dos momentos decisivos da revolução no programa das comemorações que, ano após ano, a autarquia coloca e prática”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo