CulturaPrimeira Vista

“Contemplações pelo Caminho” na Biblioteca Municipal

 

A exposição de pintura “Contemplações pelo Caminho”, de Adelaide Oliveira, é inaugurada esta sexta-feira, dia 11,  na Biblioteca Municipal de Ovar, onde se vai manter até ao dia 30 de Agosto.

A artista vai apresentar uma série de trabalhos inspirados no seu percurso de vida, remetendo-nos em cada paragem, em cada personagem e em cada nuance de cores para além do que está expresso, num encontro entre a condição humana, a nossa ligação ao universo e a beleza das diferentes fases da nossa permanência na terra.

Adelaide Oliveira nasceu na cidade da Beira, em Moçambique, em 1954, rumou em 1977 a Madrid, onde viveu seis anos, e depois a Lisboa, residindo actualmente em Linda-a-Velha.

Muito cedo se encantou com as artes, nomeadamente o bailado, o desenho, a pintura, mas veio a desenvolver-se a sua actividade profissional no mundo empresarial, tendo-se licenciado em Economia e Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade e Gerontologia Clínica.

Só em 1983 iniciou a sua formação artística, primeiro no AR.Co – Centro de Artes e Comunicação Visual de Lisboa e depois na Associação dos Artistas Plásticos de Paços de Arcos – Passos de Artes, de 2001 a 2004. De 2005 a 2013 concluiu, na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), os cursos de pintura e desenho com modelo.

Actualmente, frequenta o atelier livre a convite do pintor Jaime Silva e é membro associado da SNBA. No seu trabalho desenvolve situações picturais relacionadas com as cidades onde tem vivido, plasticamente tentando conseguir o acordo entre a forma e a cor, criando uma situação de resposta que não é propriamente mimética, mas que permite uma relação com o real percepcionado.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo