PolíticaPrimeira Vista

Creches gratuitas: Programa arranca em SJ da Madeira

A ministra da Solidariedade, Ana Mendes Godinho, inaugurou esta manhã, o Ninho da Criança em S. João da Madeira, no arranque do programa de gratuitidade das creches.

Este vai começar por abranger as crianças nascidas depois de 1 de setembro do ano passado que estejam em estabelecimentos do sector social e cooperativo.

Durante uma visita à Creche Albino Dias Fontes Garcia, em São João da Madeira, Ana Mendes Godinho explicou que à gratuitidade da resposta social se soma o alargamento da rede de creches, para chegar a um maior número de crianças. Nesse sentido anunciou que, ainda este mês, será lançado “um novo aviso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a criação de mais 5 mil vagas”, acrescentando que estas novas vagas podem abrir em todo o País, mas será dada prioridade aos projetos em zonas onde a taxa de cobertura é menor, ou seja, onde há mais procura e menos capacidade de resposta, como é o caso da área metropolitana de Lisboa. Este aviso conta com uma dotação de 20 milhões de euros.

Este é “um dia importante para todos nós”, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ao descerrar a placa do programa “Creche Feliz”. Para além de ser “um investimento social muito grande”, esta medida vai “transformar vidas”, salientou Ana Mendes Godinho.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo