Publicidade
CulturaPrimeira Vista

Cresceram com a Viagem Medieval e são os rostos da imagem da edição de 2023

Há vários anos que os atores Rui Castro, Ricardo Oliveira e Maria Mar participam na Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, mas nesta edição têm um envolvimento ainda maior. São os rostos da imagem promocional do evento, a realizar de 2 a 13 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira, e vão vestir a pele de Nuno Álvares Pereira, D. João I e D. Filipa de Lencastre nos “Momentos da Vida do Rei”, entre outras participações.

 

Na imagem promocional, Ricardo Oliveira surge ao centro, convertido em D. João I de Portugal, homem inteligente, obstinado e metódico, que inicia uma nova dinastia e uma nova política. O seu nome remete, de imediato, para Aljubarrota, para a independência, expansão, sentido português. Aclamado rei pela “arraia miúda”, que o teve sempre em boa conta, fica na história como “O da Boa Memória” e o “Pai dos Portugueses”.

Ricardo Oliveira documentou-se para encarnar o personagem, apresentando-se devidamente trajado e caracterizado pelo guarda-roupa oficial da Viagem Medieval. Aos 31 anos, o ator feirense e professor de teatro soma várias participações no espetáculo diário de grande formato, experiência que vai repetir nesta edição do evento, tendo ainda participado em recriações no Povoado e encarnado diferentes personagens históricas.

publicidade

Ao lado de Ricardo, surge o ator Rui Castro, que veste a pele de Nuno Álvares Pereira, homem de virtudes militares, estratega e braço direito de D. João I nas batalhas mais importantes contra Castela (Atoleiros e Aljubarrota), nomeado Condestável de Portugal pelo rei.

Formado pela escola profissional Balleteatro, Rui Castro, de 28 anos, estreou-se na Viagem Medieval como voluntário no espetáculo noturno de grande formato em 2015, ingressando mais tarde na ACAL – Associação Cultural e Artística de Lourosa, através da qual foi galardoado com o prémio “Melhor Ator Principal” no Concurso Nacional de Teatro Amador Ruy de Carvalho 2023.

Por sua vez, a atriz feirense Maria Mar encarna a personagem D. Filipa de Lencastre, virtuosa cristã, de personalidade forte, esposa presente e vigilante. Mãe dedicada, destacou-se pela educação exemplar que deu aos filhos, a chamada Ínclita Geração, reconhecida pela sua sabedoria, valor militar e relevância na vida pública portuguesa.

Há quase duas décadas que Maria Mar, de 49 anos, participa na Viagem Medieval através do Orfeão da Feira, onde é atriz e diretora do Grupo de Teatro Experimental (GTE). Para além de rosto da imagem promocional do evento, este ano vestirá a pele de D. Filipa de Lencastre nos “Momentos da Vida do Rei”, cujos textos são de sua autoria, juntamente com Áurea Morujão e Manuel Ramos Costa, numa produção do GTE do Orfeão da Feira.

A imagem promocional da XXVI Viagem Medieval apresenta diferentes versões para diferentes formatos e aplicações, tocando períodos distintos do reinado de D. João I (1385-1443), marcado pela guerra contra Castela, pela defesa da independência e pelo fortalecimento da nação, onde sobressaem feitos militares como a Batalha de Aljubarrota e a conquista de Ceuta.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo