Saúde

“Des(complica) na Saúde Mental” promove o bem-estar psicológico dos alunos

Consciencializar os jovens para a importância do equilíbrio emocional e do bem-estar psicológico e para os desafios da saúde mental é o objetivo da Câmara Municipal de Estarreja que, em parceria com as psicólogas dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó, está a desenvolver o projeto “Des(complica) na Saúde Mental” junto dos alunos dos 6.º e 8.º anos de escolaridade.



O ciclo de 25 sessões teve o seu arranque no dia 13 de outubro, estendendo-se até 7 de novembro, e abrange 480 alunos, com idades entre os 11 e os 16 anos, promovendo a participação, o conhecimento e reflexão dos jovens sobre esta temática.

O projeto integra dinâmicas participativas como o “DesMitificaMente”, que desafia os alunos a distinguir factos e mitos sobre a saúde mental, e o “Youth Café”, um espaço de partilha e diálogo que ajuda a identificar sinais de alerta, fatores protetores e estratégias de apoio perante problemas de saúde mental.

De acordo com a equipa técnica envolvida, falar de saúde mental na fase da pré-adolescência e adolescência é essencial para promover atitudes positivas, reforçar competências emocionais e prevenir situações de risco futuro.

A iniciativa insere-se nas ações de educação e promoção da saúde desenvolvidas pela autarquia, reforçando o compromisso de Estarreja com o bem-estar das crianças e jovens e com a criação de comunidades mais conscientes, empáticas e solidárias.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo