Cultura

Festival Rádio Faneca arranca esta semana com mais de 50 espectáculos gratuitos em Ílhavo

Dez anos depois da primeira edição, em julho de 2012, no Centro Histórico de Ílhavo, o Festival Rádio Faneca arranca esta quinta-feira para a sua oitava edição, que dura pela primeira vez quatro dias e que é totalmente gratuita. Ao todo, entre concertos, programas de rádio, histórias, projetos comunitários e jogos, há mais de 50 espetáculos para todos os públicos.

Nos concertos, Marta Ren e os Funk You Brass BandFogo FogoLavoisierRita Red ShoesSalCastello BrancoExpresso Transatlântico e Criatura asseguram os concertos das noites dos dias 9, 10 e 11, que terminam com os dj sets de Samuel Úria e Bunny O’WilliamsBrandos Costumes e Jero. Nos concertos dos becos, que acontecem ao longo das tardes dos festivais, atuam Equinócio (em concerto de estreia), Aníbal ZolaBia MariaGalo Cant’Às DuasMoses Christopher e Jorge da Rocha.

No que diz respeito à programação da rádio do festival, que que abre com uma emissão especial das Manhãs da 3, programa da Antena 3, terá emissão contínua ao longo dos quatro dias do festival, com direito a programação própria. Há concertos de LaBaqSamuel Martins CoelhoÉme e MoxilaChica e Rossana. Nas conversas e outros programas, destaque para o regresso de Bingo, um podcast da Antena 3 com João Moreira e Pedro Santo, guionistas do Bruno Aleixo, ao vivo com o convidado Samuel Úria, e ainda a apresentação do livro de noiserv, lançado em 2021.

No que toca a projetos especiais, “Vem pelo jardim”, orientado pelo fotógrafo Renato Cruz Santos, que visitou 11 pátios e jardins do centro histórico conta com percursos diários pelas casas participantes, uma exposição e um livro. Nota ainda para a instalação performativa “Sofá em Mi Maior”, da Amarelo Silvestre com a artista Lígia Soares, que coloca seis sofás nos becos ilhavenses, o concerto especial “Heróis do Mar”, que interpreta e música, ao vivo, o filme de Fernando Garcia, e para o projeto da Terceira Pessoa, “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver o universo”, que interage com o território e com as pessoas que o habitam através de gravações, memórias dos seus objetos e de uma bordadeira.

Durante todo o festival, o Jardim Henriqueta Maia, onde acontecem os concertos da noite terá atividades para as famílias, como a oficina do brincar. No Planteia, há “Jogos Ganhar Futuro”, dos Jogos do Helder, com desafios sobre sustentabilidade e consciencialização ambiental para os mais novos.

Todo o programa é gratuito e é necessário levantamento de bilhetes. O programa está disponível em 23milhas.pt.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo