Saúde

“Doutor(a), gostaria de saber mais sobre a minha saúde!”

Que diria de um evento com diversas sessões de saúde dirigidas a toda a população que o ajudarão a compreender e a saber lidar com diversas patologias ou situações de vida? E que diria se essas sessões contassem com palestrantes especialistas na diversas áreas (médicos, enfermeiros, …)? E que diria, ainda, se tudo isto ocorresse de forma gratuita e aberta para todo o público?

Pois bem… parece bom demais…!!
Mas a verdade é que trazemos excelentes notícias!! Este evento irá mesmo ocorrer! Será mais uma edição da “Academia Pública 2023”, e irá ocorrer no dia 3 Junho 2023, no Parque de Exposições de Aveiro. Este é um evento já organizado há vários anos, nos mesmos moldes, e pelo sucesso que sempre tem tido junto das pessoas, voltamos novamente a organizar mais uma edição!
Surgem frequentemente dúvidas ou questões pertinentes que nem sempre são passíveis de explicar adequadamente no limitado tempo de consulta! Daí eventos como estes serem um dos momentos cruciais para uma adequada literacia em saúde.
O evento versará sobre diferentes temáticas de saúde, dirigido a todo o público em geral, com temas interessantes para as diferentes faixas etárias, tendo mesmo como slogan “Temas dos 0 aos 100”.

Mas que temas serão esses?

“Sessão de auditório; 15hs

Febre, tosse e ranhocas: como abordar e quando ir à urgência: vamos contar com a presença do Dr. Hugo Rodrigues, pediatra, e a Dr.ª Maria João Xará, médica de medicina geral e familiar, que vão falar sobre as infeções respiratórias nas crianças, sinais de alarme que os pais devem estar atentos e quando se deve ir ao serviço de urgência.

Workshops; 17hs

Leitura de rótulos alimentares: quando vai ao supermercado lê os rótulos dos alimentos que compra? Não lê porque acha confuso e difícil de interpretar? Então este workshop é para si, vai aprender a ler e interpretar os rótulos alimentares e a sua importância para a nossa alimentação.

Automedicação: erros mais comuns e riscos: costuma tomar medicamentos que estão em casa quando precisa sem consultar o seu médico? Está a tomar algum medicamento porque um amigo o aconselhou? Este workshop vai ajudá-lo a perceber os erros e os riscos de tomar medicação sem indicação do seu médico.

Primeiros socorros pediátricos: venha conhecer noções gerais de socorrismo em idades pediátricas, como saber o que colocar na caixa de primeiros socorros, o que fazer se o seu filho tiver uma convulsão ou colocar os dedos na tomada, como agir e quando levar ao hospital.

Manual do cuidador: O cuidador também precisa de cuidados! O trabalho diário de cuidador é física e emocionalmente esgotante, neste worshop vai-se abordar quais os apoios a que os cuidadores têm direito, tal como estratégias para evitar o stress e a exaustão.

Todas as sessões são de entrada livre e gratuita. Os workshops, pelo limite de lugares nas diversas salas, serão sujeitos a inscrição (a ser feita no próprio dia do evento na admissão).

Como vê, foram preparadas para si e a pensar em si, várias sessões que se pensa serem importantes todos estarmos a par e termos oportunidade de melhor conhecer com o intuito de melhor agirmos e sermos cidadãos cada vez mais preparados, que se repercutirá para uma melhor saúde e uma possibilidade de anos de vida mais saudáveis.

Prepare uma tarde diferente em família! Apareça no dia 3 Junho!

Inês Guimarães
Médica Interna de Medicina Geral e Familiar, USF Laços

Soraia Vaz Osório
Médica Interna de Medicina Geral e Familiar, USF João Semana

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo