Saúde

Acho que tenho tensão da Bata Branca! O que fazer?! – Por Dr. Eurico Silva

Certamente já lhe aconteceu medir a pressão arterial num consultório médico, de enfermagem ou na farmácia e os valores estarem elevados. A ansiedade do contexto pode ser o responsável e daí o termo da hipertensão da bata branca (associada ao profissional de saúde), mas a pergunta que se coloca é: “A hipertensão da bata branca é grave e precisa de tratamento?”.

Não a devemos desvalorizar e devemos confirmar se: temos um caso de apenas elevação da pressão arterial em situação de stress ou se temos uma hipertensão arterial estabelecida e não controlada.

Uma das melhores formas para esclarecer é fazer uma AMPA, ou seja, a automonitorização da pressão arterial que consiste em medir de forma rigorosa, durante uma semana, a pressão arterial num ambiente relaxado, como explica o vídeo:

Os registos podem ser feitos na seguinte folha e depois entregues ao seu médico ou enfermeiro da USF João Semana para avaliar se a pressão arterial média está adequada, e daí temos 3 situações: normotensão, hipertensão ou no oposto hipotensão.

A hipertensão da bata branca não é benigna e apresenta um risco intermédio entre a normotensão e a hipertensão persistente.

Afinal a “bata branca” merece atenção e respeito!

Conheça mais um pouco sobre a hipertensão na Sociedade Portuguesa da Hipertensão.

 

Eurico Silva
Médico de família (USF João Semana)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo