CulturaPrimeira Vista

É de Válega o novo Campeão Nacional da raça Terra Nova

A 27.ª Exposição Canina Nacional de Santarém coroou “Clover” com o título de melhor cão de raça Terra Nova presente no certame, ou seja, é o novo Campeão Nacional.

Paulo Tavares, proprietário do canil representado pela “Clover”, diz ter-se tratado da consagração de “um trabalho realizado com dedicação e cumplicidade da fusão entre o canil Jacshiva e o canil Oolum’s”.

Em apenas um mês, o Oolum’s realizou seis exposições caninas e venceu cinco delas, a última das quais no passado dia 4 de dezembro em Santarém, conseguindo “uma nova campeã de Portugal com apenas 16 meses de idade”. “É sempre bom ver o esforço do nosso trabalho brilhar nos ringues”, acrescenta.

Aliás, ao título de campeã, a Clover arrecadou ainda o prémio BOB 2021 no mesmo concurso.

A criação e selecção de Terra Nova brancos e pretos é a especialidade do Canil Ooolum, com instalações em Válega e actual detentor de mais campeões de Portugal.

“Quem corre por gosto não cansa e sabemos que estamos a formar animais de companhia e atletas”, salienta.

Paulo Tavares destaca o trabalho de depuração que está a desenvolver em Válega. “Estamos sempre a melhorar a raça em Portugal e quando se é premiado, na verdade, além do reconhecimento, estamos a garantir aos próximos proprietários um cão de grande qualidade”.

Neste momento, o canil tem quatro cães, e todos os dias se dá tudo “o que está ao nosso alcance para eles estarem em forma, felizes e saudáveis, de forma a que cheguem aos concursos de forma natural e vencedora”.

“E nós especializamo-nos no Terra Nova de pelo preto e branco, o que é ainda mais difícil”, frisa.

Conquistado este título, o Oolum está já a preparar um novo cachorro para próximos concursos de forma a que a fama de canil formador de campeões se mantenha e perdure. “Vamos trabalhar a ver se conseguimos”, remata Paulo Tavares.

O Terra Nova é uma raça de cães originária da Ilha Newfoundland, no Canadá, e descende de cães indígenas e do grande-cão-urso-preto. Há uma tese que sugere que o Cão de Água Português, que acompanhava os pescadores lusos de bacalhau para todo o lado, é um dos ascendentes do Terra Nova.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo