CulturaPrimeira Vista

EB de S. Donato aprende que a “Água é vida”

Alunos do 4.º ano de escolaridade do 1º ciclo da EB de S. Donato participaram na acção pedagógica “Água é vida” que a Águas da Região de Aveiro – AdRA está a levar a diversas escolas nos municípios de Estarreja, Vagos, Ovar, Sever do Vouga e Aveiro.

A EB de São Donato, em São João, Ovar, que integra uma Unidade de Ensino Estruturado de Autismo, teve uma aula diferente do habitual com a equipa de Educação Ambiental da AdRA a dar aula divertida na qual, de uma forma muito interactiva, lhes foi ensinado o ciclo urbano da água. No final desta miniaula, os alunos contribuíram com ideias para preservar a água. Depois do intervalo, os pequenos formandos puderam verificar, pondo as mãos na massa, com experiências de laboratório, o que aprenderam.

Por exemplo, a experiência que atraiu a atenção de todos, no sentido de demonstrar as diferentes densidades de líquidos, para que ficassem a compreender melhor como se separam substâncias numa ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais. Para finalizar, os conhecimentos aprendidos foram colocados à prova num “jogo da glória gigante” onde a sorte e a sabedoria são peças chave para vencer.

Foi a turma de Rita Gandara, professora do primeiro ciclo na EB de São Donato, a bafejada com a actividade. “Eles estão a adorar e estão muito entusiasmados, porque esta é uma eco-escola e tem muito a preocupação do tratamento dos resíduos”. “Por isso, os meus alunos estão muito contentes por poderem colocar em prática todos os conhecimentos que têm adquirido e, ao mesmo tempo, brincar enquando aprendem”, acrescentou. A docente informou que participaram 13 alunos, entre os 9 e os 10 anos, incluindo alguns alunos autistas, que também adoraram toda a iniciativa”.

Este foi o primeiro ano em que Ovar participou nesta iniciativa da AdRA, que termnina esta quinta-feira, em São João.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo