CulturaPrimeira Vista

Coleção “Uma Aventura” vai ter livro com o património de Santa Maria da Feira

A coleção portuguesa de literatura infantojuvenil “Uma Aventura” vai ter um livro inspirado em Santa Maria da Feira, anunciou a autarquia, após as autoras visitarem vários pontos do património dessa cidade do distrito de Aveiro.

Segundo revela fonte da Câmara Municipal, as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada visitaram pontos de interesse do território como o Castelo da Feira, a Quinta do Castelo, o Museu Convento dos Loios, o Museu do Papel, o parque ornitológico Zoo de Lourosa e ainda o guarda-roupa da recriação histórica “Viagem Medieval”, onde “trajaram à época”.

Nesse périplo pelo concelho, as autoras da coleção já “tiraram notas” para produção do futuro livro, mas, de acordo com a referida autarquia da Área Metropolitana do Porto, esse trabalho terá continuidade dentro de algumas semanas, uma vez que as escritoras “tencionam voltar para novas experiências” e em agosto querem conhecer a Viagem Medieval, para testar “vivências de outros tempos, em pleno reinado de D. João I, Mestre de Avis”.

A coleção “Uma Aventura” é uma série de 66 livros publicada desde 1982 pela Editorial Caminho, tendo como autoras duas professoras de Português naturais de Lisboa: Ana Maria Magalhães (1946-), irmã do ator Tozé Martinho (1947-2020), e Isabel Alçada (1953-), ex-ministra da Cultura entre 2009 e 2011.

As ilustrações desses livros foram sempre confiadas a Arlindo Fagundes (1945-), artista natural de Ovar que, além de autor de banda-desenhada, também é realizador de cinema.

Com um mistério para resolver em cada título e explorando sempre diferentes cenários de Portugal e do mundo, os enredos de “Uma Aventura” seguem cinco jovens: as gémeas Teresa e Luísa, por vezes acompanhadas pelo seu caniche branco Caracol, e Pedro, Chico e João, este com o pastor-alemão Faial.

Todos os livros da série estão recomendados pelo Plano Nacional de Leitura. A coleção também já inspirou uma série televisiva na SIC, com mais de 40 episódios, e o filme “Uma Aventura na Casa Assombrada”, protagonizado por atores como Leonor Seixas, Ricardo Carriço, João Didelet e Ana Padrão.

AC

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo