CarnavalEspecial CarnavalPrimeira Vista

Escolas expõem máscaras na Praça da República

O dia do Desfile do Carnaval das Crianças é sempre um dia especial. É o momento em que a folia se transforma em ternura. É também o momento em que se lançam as sementes do futuro da Vitamina da Alegria.

Pelo segundo ano consecutivo, não houve desfile infantil e, na verdade, há uma geração de meninos e meninas que vai ficar sem experienciar o desfile dos mais pequenos.

A Câmara Municipal de Ovar inaugurou a exposição “Máscaras do Carnaval das Crianças”, na Praça da República. Uma iniciativa realizada em parceria com as escolas e IPSS do concelho que, nesta data, desfilariam num dos mais icónicos cortejos do nosso entrudo, o “Carnaval das Crianças”.

Não tendo sido possível, as crianças foram desafiadas a pintar e decorar uma tradicional máscara gigante, integrando esta exposição colectiva e, ao mesmo tempo, lançando as base do seu papel no futuro da tradição carnavalesca vareira.

As grandes máscaras que, outrora, decoravam as varandas e janelas da cidade, fazem parte do imaginário e memória colectiva, tratando-se de uma tradição que a autarquia recuperou, propondo a exploração e reinterpretação destas “figuras”, dando liberdade à pintura e decoração das “máscaras gigantes” que, posteriormente, serão colocadas nas varandas e janelas do concelho, evocando, desta forma, o Espírito Carnavalesco.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo